-->

12-01-14

7 exemplos politicamente incorretos dos anos 80 e 90 para as crianças

pan

Você já fumou chocolate? Ou viu Tom & Jerry? O que mudou nos dias de hoje?

Quem viveu a infância nos anos 80 e 90, pode dizer o quanto a criançada tinha de coisa legal pra se divertir (eu eu sou suspeita para falar). Desde flores que dançavam até simples “super tazos”. De desenhos malucos a apresentadoras de programas infantis que usavam biquínis cavados. Foram décadas bem, digamos, ecléticas.

Mas, nos dias de hoje, algumas empresas não teriam o mesmo sucesso se tentassem divulgar produtos, propagandas e personagens que conseguiram emplacar nestas décadas. Propagandas politicamente incorretas e embalagens suspeitas fariam o CONAR rapidinho ligar as antenas.

Mas, como estamos falando de passado, vamos rever alguns clássicos que entraram nos armários e nas TVs das crianças, que fariam qualquer mãe pirar hoje em dia:

1) Cigarrinhos de chocolate Pan

cigarrinhos-chocolate-pan

Quem nunca fumou cigarrinho de chocolate? De tóxico não tinha nada. Quer dizer, “só” o estímulo ao tabagismo…

2) Kit Frit da Estrela

Depois que o Mc Donald’s colocou maçã no Mc Lanche Feliz, fica difícil imaginar que uma fritadeira de brinquedo sairia de novo…

3) Tortuguita

Qual criança que não ficou com pena da tartaruga que teve sua cabeça de chocolate arrancada pela companheira após ser chamada de “estúpida”?  A propaganda é de 1997. As “tortuguitas” ainda existem, mas são mais educadinhas.

4) Mc Donald’s de brinquedo

Imagem via.

Imagem via.

Na busca pela alimentação mais saudável nos dias de hoje, seria impossível presentear seu filho com uma  rede fast food de brinquedo. Mas o mini Mc Donad’s existia. Inclusive a Barbie também já foi garçonete da rede. E sua irmãzinha, uma consumidora de hambúrgueres.

barbie-mcdonalds

5) Pica-Pau (e seus parentes)

O famoso passarinho ágil já teve sua versão bem mais insana. Depois de alguns anos, o personagem parece ter dado uma amenizada na sua TDAH (síndrome de hiperatividade). Sua esperteza e sorte parecem não ter sofrido tantas mudanças, mas a expressão “mau como um pica-pau” parece que não tem mais valor quanto nas primeiras versões do desenho.

Veja um dos primeiros episódios, em que o personagem era “contra” o sistema:

E o novo Pica-pau, em que o sistema é contra ele, mas ele consegue escapar:

Os parentes peludos do Pica-Pau, Tom & Jerry, não sofreram muitas adaptações, mas foram banidos de alguns canais, por causa de violência e/ou racismo.

tomejerry

6) Cantigas de roda

Ok, todo mundo foi criança aqui e cantou “Atirei o pau no gato”, “Boi da cara preta” e afins. Vamos combinar que realmente eram canções estranhas… Algumas delas ganharam versões mais corretas. Um exemplo está no vídeo abaixo (veja até o final):

7) Turma da Mônica

monica-jovem

Maurício de Souza teve que ensinar pros meninos que chamar a Mônica de gordinha e dentuça é bullying. E que o Cascão precisava de um banhinho de vez em quando. E a nova geração da Turma da Mônica nasceu mais politicamente correta. Mais saudável e socialmente engajada. E a Mônica emagreceu (!).

O gibi com os personagens infantis continuam rodando por aí, e a galerinha mantém as características de sempre. Mas ouvi dizer que ocorreram algumas mudanças sutis, como menos coelhadas, por exemplo.

monica-tirinha

Falando nisso, uma curiosidade. Você sabia que Maurício de Sousa criou um personagem bem “fora da lei” nos anos 60? Este era o Nico Demo, que foi censurado por ser meio malvadinho demais:

nicodemo

Bônus

Pobre Xuxa. Acabou levando nas costas o peso de uma geração politicamente incorreta. Em uma época em que apresentadoras de programas infantis se vestiam assim:

xuxa anos 80

E você, se lembra de algum brinquedo, personagem, música ou propaganda que hoje não teria mais chance de voltar para as casas das crianças?