-->

20-05-14

O que tem de bom pra ver e ouvir em XScape, o novo álbum de Michael Jackson

xscape1

O que XScape tem? Quem fez a arte da capa? Vem descobrir as respostas aqui.

Foi no dia 9 de maio que o mundo oficialmente ficou conhecendo o segundo álbum póstumo de Michael Jackson, XScape.

Como para todo álbum póstumo, logicamente, existe uma “senhora” pós produção, mixagens e algumas adaptações daqui e daLi, já que as faixas são todas baseadas em algum material que realmente foi deixado por MJ. Mas, diferente de alguns sites de crítica que só criticam (desculpe a redundância), acredito que este segundo trabalho, diferente do “This is it“, está muito mais fiel ao estilo e à voz de Michael. E musicalmente mais atraente.

A faixa de nome XScape, inclusive, possui uns “solos” que lembram os solos de sax presentes em “Jam” (Dangerous, 1990). Não é a mesma coisa, mas ativa a memória de qualquer bom fã (veja no clipe abaixo em 3:10). A versão original da música deveria ter entrado no álbum “Invincible” (2001), mas foi deixada de lado. E apareceu aqui.

A música que está rolando por aí, em dueto com Justin Timberlake, “Love never felt so good”, está agradando também, e parece que nesta os anos 80 que foram homenageados. A música é melhor que o vídeo:

Temas como reflexão sobre abusos de infância são recorrentes em trabalhos de MJ, e este obedece também à regra na faixa “Do you know where your children are?” (“Você sabe onde suas crianças estão?”).

Do mais, temos outras criações de Michael que foram reaproveitadas ou finalmente terminadas.

A capa

Bom, para a galera mais visual, fica a informação. Quem criou a capa de XScape foi Mat Mailand, um artista contemporâneo bem pop art que já criou para Elton John, Beck, entre outros. Hoje em dia é diretor criativo do estúdio Big Active design.

xscape2

A arte foi baseada em uma das fotografias tiradas por Bill Nation no início dos anos 2000. Os elementos ao redor vieram da imaginação de Mat. Mas o olhar lembra muito a capa de “Dangerous”.

dangerous

Você pode ler uma entrevista com Mat Mailand, sobre a criação da capa de XScape aqui (em inglês).

Para conhecer todas as faixas de XScape, você pode ouvir gratuitamente no Deezer.

Agora, se você não acredita nessa história de álbum póstumo e acha que o rei do Pop está vivo por aí, então você é um beLIEver. Fica a dica pra quem gosta de teoria da conspiração…