-->

16-05-14

Vídeo traz reflexão interessante sobre o uso excessivo de telefones celulares

lookup1

Quanto tempo você perde mexendo no celular? Esse vídeo incentiva você a viver a vida do “jeito real”.

”Somos uma geração de idiotas, telefones inteligentes e pessoas burras”. Será?

Quantas vezes por dia você pega o seu celular só pra ver se alguém te chamou no WhatsApp? Ou teve uma sensação de que o celular vibrou no seu bolso – e quando foi olhar, nada tinha acontecido?

Um vídeo chamado “Look up”, postado no mês passadp pelo usuário Gary Turk é impressionante.

lookup2

O curta, que dura 5 minutos, é bem simples e conta a história de um homem que conheceu o amor de sua vida enquanto estava perdido na rua. Ao pedir informação a essa moça, eles se conhecem, se apaixonam, casam e passam a vida toda juntos. Porém, nada disso teria acontecido se houvesse um smartphone na jogada.

E em dado momento o narrador diz:

”Quando você está ocupado demais olhando pra baixo, você não vê as chances que perdeu”.

Assista e se emocione:

Já foi falado aqui no site sobre o phubbing. Phubbing é o resultado do trabalho de lexicólogos, foneticistas, poetas e diferentes autores, que receberam uma missão: criar um novo termo que definisse essa síndrome dos tempos modernos.

A expressão é uma combinação de phone + snubbing (esnobar). Ou seja, ignorar alguém em prol do seu smartphone! O phubbing é um (péssimo) hábito que está se tornando normal nos dias de hoje.

Enquanto assistia ao vídeo acima, lembrei também de um outro vídeo chamado ”I forgot my phone” (”Eu esqueci meu celular”). Ele fez sucesso no ano passado e é bem curtinho. Em menos de 3 minutos, vislumbramos como é a vida de alguém que passa um dia ”não conectado”.

lookup3

Embora um pouco exagerado em certos aspectos, vale o registro. Assista:

E você, sabe usar a tecnologia com equilíbrio?  Conhece alguém que pratica o phubbing?