-->

25-02-15

Como a tecnologia dá voz a Stephen Hawking?

Stephen Hawking em 2014

O professor que revolucionou a física e superou as limitações da natureza mostra como a tecnologia o ajuda a se comunicar.

Quem não conhece Stephen Hawking? O teórico físico e cosmólogo mais comentado da atualidade, que ganhou um filme baseado em sua biografia e rendeu ao ator Eddie Redmayne o Oscar de melhor ator.

Eddie interpretando o físico britânico.

Eddie interpretando o físico britânico.

Hawking é conhecido pelas suas teorias sobre os buracos negros e sobre o universo. Publicou mais de 10 livros sobre o assunto e em 73 anos de vida já foi homenageado e premiado mais de 10 vezes.

Por outro lado, Stephen sofre desde sua juventude de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença motora degenerativa que paralisa os músculos pouco a pouco, mas não afeta a atividade cerebral. Ou seja, o corpo vai perdendo os movimentos musculares, a ponto de prejudicar a locomoção, a fala e até mesmo a mastigação. Quem viu o filme “A Teoria de Tudo” conseguiu enxergar como funciona a vida de quem é portador da ELA. Sabe também que a capacidade intelectual de Hawking não foi afetada e graças a um sistema inteligente de tecnologia, ele consegue continuar compartilhando suas ideias e estudos com o mundo.

Stephen Hawking em 2014

Stephen Hawking em 2014

Como funciona a máquina que dá voz ao astrofísico?

Também me perguntei sobre isso e não foi difícil encontrar quem patrocina todo o aparato robótico: a Intel, que tem se comprometido com Hawking desde 1997. E na página oficial do professor, você encontra um artigo escrito por ele, que explica todo o passo a passo mecânico (leia o artigo completo, em inglês, neste link):

 

Uma tablet anexada ao braço de minha cadeira de rodas é alimentada pelas baterias da cadeira, embora a bateria interna da tablet mantenha o computador ligado, caso seja necessário.

A principal interface com o computador é através de um programa chamado EZ Keys, escrito pela Words Plus Inc. Ele exibe um teclado virtual na tela. Um cursor escaneia automaticamente o teclado por linha ou coluna. Eu consigo selecionar uma letra movendo minha bochecha para parar o cursor. Meu movimento é reconhecido por um detector infravermelho que é posicionado sobre os óculos. Esta é a minha única forma de interagir com o computador. O EZ Keys inclui um algoritmo de previsão de palavras, então eu só preciso digitar o primeiro par de letras antes de selecionar a palavra inteira. Quando eu escrevo uma frase, posso enviá-la para o meu sintetizador de voz. Eu uso um hardware separado para a sintetização, feita pela Speech +. É o melhor que eu já ouvi, embora ele me dê um sotaque descrito por muitos como como escandinavo, americano ou escocês.

Através do EZ Keys também posso controlar o mouse no Windows. Isso me permite operar todo o meu computador. Eu posso ver o meu e-mail usando o Eudora, navegar na internet usando o Firefox, ou escrever palestras usando o bloco de notas. Meu computador mais recente da da Intel também contém uma webcam que costumo usar com o Skype para manter contato com meus amigos. Eu posso me expressar muito pelas minhas expressões faciais para aqueles que me conhecem bem.

Eu também posso dar palestras. Eu escrevo a palestra de antemão e salvo em disco. Posso, então, enviá-la para o sintetizador de fala usando o software Equalizer, criado pela Words Plus. Ele funciona muito bem e eu consigo treinar o discurso e aperfeiçoá-lo antes de dar a palestra.

Eu continuo pesquisando novas tecnologias para acessibilidade… Já experimentei interfaces controladas pelo cérebro, porém, estas ainda não funcionam de forma tão consistente quanto os sistemas operados pela minha bochecha.

Stephen Hawking

 

Neste vídeo, a Intel apresenta um novo projeto de cadeira completamente conectada, que ganha, além dos softwares de comunicação, um sistema de monitoramento de saúde, que emite sinais como batimentos cardíacos, pressão arterial e temperatura corporal. O projeto, construído através da placa de desenvolvimento aberto Intel® Galileo, certificada pela Arduino (já falamos sobre Arduino neste post), já entrou em atividade no início de 2015.

E se você quiser ver como funciona a parceria da marca com o teórico, vale dar play aqui também, com direito a um sorriso de Stephen no final. 🙂

E é com senso de humor que Hawking continua nos cativando e surpreendendo a ciência.