-->

31-01-16

A filha do Sílvio Santos, o glitter na moda e o carnaval. O que eles têm em comum?

glitterfeat

A abravanação, o glitter, a moda e o carnaval têm tudo a ver. Entenda porque o brilho vem com tudo em 2016.

Vocês já ouviram falar do Glitterrorismo? O nome chega a ser confuso, mas nada tem a ver com a carga negativa do termo “terrorismo” (Cutedrop é cute) e sim, simboliza uma performance em prol da abravanação estética.

O que é abravanação?

A palavra foi inventada pelo artista plástico Rick Castro após assistir o depoimento de Patrícia Abravanel – a filha do Silvio Santos –  sobre seus dias de cativeiro na época em que a mantiveram sequestrada. Nas palavras dela, foram dias tranquilos e que, por ela, todas as pessoas deveriam “amar seus sequestradores!”.

É o quê?! Na verdade Abravanel estava tendo uma crise de Estocolmo: um estado psicológico em que uma pessoa intimidada passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade pelo agressor.

Foi aí que Rick transformou o sobrenome em estado de espírito: “abravanação”, segundo Rick, é na verdade, uma felicidade livre, estrondante! Rick aplica o conceito nas suas peças artísticas, que explodem em cores.

Instalação "Abravana - Dança da chuva", 2013, Centro Cultural do Banco do Brasil, São Paulo

Instalação “Abravana – Dança da chuva”, 2013, Centro Cultural do Banco do Brasil, São Paulo

E o glitter com isso?

Junte o espírito da abravanação com moda, adicione o carnaval, acrescente glitter e muita purpurina e o resultado é uma explosão de energia rejuvenescendo de fora para dentro.

A fantasia e a irreverência social do exagero caem como uma luva – salto, cílios postiços e neons – na referência à estética artística Drag Queen e Drag King, como explica a galera da websérie carioca “Drag-se”:

“Drag é arte performática, na qual o artista incorpora um personagem, que pode variar entre: alguém do outro sexo; do mesmo sexo; uma celebridade; conter elementos fantásticos, cômicos e políticos. A unidade entre todas essas categorias é a forma exagerada e artística no vestir-se…”

O canal ensina a aplicar o glitter e a purpurina (que são coisas diferentes), criando máscaras e fantasias. Veja um tutorial nada convencional usando elementos fáceis de comprar em qualquer papelaria:

E não acaba aqui

Lá fora, nas passarelas da Fashion Week, o glitter dominou o make das modelos, principalmente nas pálpebras, com sombras exageradamente brilhantes e nos lábios, com batons metálicos. O brilho reluzente é apontado em magazines da moda como ponto forte de 2016.

Giambattista Valli

Giambattista Valli

Grife Maison Margiela e o glitter como tendência 2016

Grife Maison Margiela e o glitter como tendência 2016

Já que glitter espalha e gruda facinho, facinho, não é por menos que ele tenha caído no gosto de todo mundo. Basta virar a estação para Primavera/Verão que a gente já começa a ver gente colorindo cílios, sobrancelha, barba, cabelo e bigode. Tem quem glamorize até as axilas! Vale de tudo para se reinventar.

Veja algumas tendências para você brilhar no carnaval:

#gliterroots (imagem via)

#gliterroots (imagem via)

#glitterbeard (imagem via)

#glitterbeard (imagem via)

#glitterpits (imagem via)

#glitterpits (imagem via)

#glitterlips (imagem via)

#glitterlips (imagem via)

Glitterrorismo: exagerar pode sim!