-->

08-08-18

5 dicas para deixar seu ambiente de trabalho mais estimulante para a criatividade

Sabia que o local onde você escolhe para ter suas ideias pode influenciar diretamente no resultado delas? Saiba como deixar seu ambiente de trabalho mais inspirador.

Trabalhar com Design é algo maravilhoso e complicado. Criar é uma atividade que depende de uma série de fatores para acontecer. Um deles é a criatividade e a inspiração. Por mais que haja pesquisa, briefing e prazo, a imaginação precisa sim de espaço para voar. E uma das coisas que pode ajudar (ou atrapalhar) na hora de criar é o ambiente de trabalho. Ele é o cockpit das ideias. Se ele não oferecer ferramentas certas, sua ideia não decola.

Por isso, o Cutedrop resolveu buscar algumas soluções para dar um gás nas suas ideias de forma indireta, através do local que você trabalha. Algumas destas sugestões podem ser aquela fagulha que faltava para seu cantinho ficar o mais inspirador possível. Confira:

1. Uma janela

Quando você está sem fôlego, tudo que você mais precisa é de ar. Quando está sem ideias, também. Pode até ser o mesmo cenário de todo dia, mas olhar pela janela na hora em que bate aquele branco é um santo remédio. Além de uma brisa no rosto, um raio de sol ou um barulhinho de chuva, uma inspiração pode passar pedalando, caminhando, voando… Só prestar atenção.

Então, se você puder, procure uma janela para ficar por perto na hora de definir o seu cantinho das ideias. Olhar para a tela e para a parede o dia todo não é o suficiente.

Fonte: “Young woman sitting daydreaming at the office leaning her chin on her hand and staring up out of a nearby window with a dreamy smile of pleasure” stock foto por stockfour/Shutterstock.

2. Use as cores como ferramentas

Todo mundo que trabalha com Design sabe que algumas cores carregam com elas certos “poderes”. O amarelo, por exemplo, é famoso por estimular criatividade. Porém, muito cuidado! Toda cor também tem seu lado negativo. E abusar de uma cor vibrante como o amarelo pode causar um certo cansaço visual, além de ansiedade e distração. Por isso, em vez de pintar todo o seu escritório com alguma cor “mágica”, pense em uma combinação equilibrada entre cores que, juntas, deixem o ambiente estimulante, porém confortável.

No caso do amarelo, por que não combinar cores neutras em superfícies maiores, com a cor quente aplicada em detalhes?

Existe muitas combinações incríveis para deixar um cantinho inspirador. Mas não acredite que uma cor sozinha vá fazer o trabalho por você. Use, contudo, o poder das cores a seu favor.

Nas imagens abaixo, o mesmo amarelo pode ser combinado à serenidade do azul, esquentando levemente o ambiente, como pode humanizar um cenário monocromático neutro.

Fonte: “Modern living room interior design with yellow sofa” stock foto por Africa Studio/Shutterstock.

Fonte: “Simple home office desk with computer, yellow chair and handmade lamp in cozy living room with plants” stock foto por Photographee.eu/Shutterstock.

3. Conforto

Pra quem estuda Design, provavelmente já ouviu falar sobre Ergonomia, que é o estudo da melhor forma de proporcionar a interação entre homem e objeto. Ou seja, usar máquinas e “coisas” de forma que ofereçam segurança e não prejudiquem a estrutura do corpo humano. Várias pesquisas já comprovaram que o investimento em ergonomia por parte das empresas faz que os seus funcionários sejam mais produtivos. Não é muito difícil imaginar que uma pessoa que esteja com dor nas costas não consiga ter muito espaço no cérebro para pensar em ideias.

Com você também não é diferente. Dedique um tempo ajustando o monitor na altura correta para os seus olhos, acertando a altura da sua cadeira, regulando a iluminação do ambiente. Seu corpo relaxado vai conseguir trabalhar melhor.

Fonte: “Ergonomics – Women silhouette of correct and incorrect sitting posture when using a computer” stock foto por Maanas/Shutterstock.

4. Organização

Parece papo furado, mas manter o seu local de trabalho limpo e organizado ajuda sua cabeça a se sentir preparada para criar. Nem sempre é possível manter uma mesa de trabalho organizada (se já é difícil organizar arquivos, quanto mais a mesa, né?), mas aquela “escondida pra debaixo do tapete” já funciona – em partes.

Em vez de muitos papéis espalhados sobre a mesa, juntá-los numa pasta, mesmo que seja para “fazer a limpa” depois, pode ser útil. Copos e canecas sujos sobre a mesa de trabalho podem dar aquela desestimulante sensação de preguiça, impedindo que você chegue com tudo para trabalhar.

Não se sabe exatamente o porquê do ser humano se sentir mais confortável com certos fenômenos físicos e visuais, mas se você saca de Design, provavelmente já ouviu falar nas leis da Gestalt, muito difundidas a partir da escola alemã Bauhaus. Segundo os estudiosos envolvidos na percepção do comportamento do cérebro mediante certos fenômenos visuais, os nossos olhos buscam o tempo todo por equilíbrio. Uma sequência de bolinhas pretas faz com que você espere pela próxima bolinha preta. Um quadro torto no meio de vários quadros retos incomoda e faz uma quebra de continuidade.

Logo, antes que você ache que organizar sua mesa é desnecessário, saiba que você estará ajudando o seu cérebro a trabalhar menos na busca pelo equilíbrio visual e mais na criação de uma bela ideia para seu projeto. Culpa da Gestalt!

5. Um cantinho para chamar de seu

O mais importante disso tudo é que você se sinta livre no seu ambiente de trabalho. Livre para colocar a mesa digitalizadora na frente ou atrás do teclado. Livre para usar seu fone de ouvido pequeno e discreto ou cor de rosa e enorme. Livre para deixar a parede lisa ou cheia de quadros com frases de designer (opa, se quiser baixar uns de graça tem aqui nesse post). Tanto faz se você gosta de toyarts ou de porta retratos. De canecas ou de garrafas. Se seu “cafofo” de trabalho fizer você se sentir em casa, aplicar as dicas acima vão fazer da sua casa uma mansão de ideias.

Imagem por Agris Bobrovs

Imagem de destaque: “Pensive cat sitting at the table with laptop and red cup / tired of working make the coffee break” stock foto por azem/Shutterstock.