-->

07-06-11

Divas plus size

Quem disse que ícone de beleza precisa vestir 36?

Vivemos uma época em que apesar da mídia ainda valorizar que ser linda é ser super magra e ser gostosa é ter seios perfeitamente circulares e resistentes à gravidade, existe uma atenção para um padrão de beleza diferente, real, de mulheres lindíssimas que não estão todo dia nos comerciais de lingerie na TV. As divas plus-size.

Conceito

O conceito Plus Size é recente, que surgiu em contrapartida ao uso extremo da magreza nas passarelas europeias. Algumas marcas e estilistas, percebendo que nem toda mulher possuía a genética estilo fininha, resolveram investir em um mercado novo de moda, que valorizasse o corpo das mulheres mais cheias de curvas.

Com o passar dos anos, o Plus Size ganhou importância e mais e mais marcas renomadas passaram a investir no mercado, criando linhas e publicações exclusivas, como a Vogue Curvy e a área exclusiva da Saks em Nova Iorque com roupas de grifes famosas exclusivas para o público plus. E mais, não só grifes, como marcas do nosso dia a dia, vide a linha T.Plus da Leader, a Plus Size da Renner e a C&A, que agora vende calças até o tamanho 54. Todas as peças acompanhando as tendências da moda e oferecendo variedade de estilos às consumidoras, que há um tempo atrás tinham que se satisfazer com lojas especiais para “gordinhas”.

Falando em tendências, como prova da ascensão do plus, aconteceu em fevereiro a terceira edição do Fashion Weekend Plus Size, inspirado no Full Figured Fashion Week, cuja nova edição vai acontecer do dia 16 ao 18 de junho em Nova Iorque.

Divas

Para provar que beleza está além do manequim 42 ( que já é o considerado pelas agências de modelo, como a Ford+), segue uma seleção de divas do mundo fashion (musical e cinematográfico) para a admiração de simples mortais:

Crystal Renn

Super famosa e linda, Crystal às vezes aparece bem mais magra em algumas campanhas, em outras com manequim 48. Apesar do engorda, emagrece, é linda em qualquer versão.

Fluvia Lacerda

É a Gisele Bundchen plus size.  Principal modelo brasileira da categoria. Mora e trabalha em NY há mais de 13 anos.

Tara Lynn

Tara já posou para a revista Elle francesa e já assinou contrato de 3 anos com a H&M. Acha pouco?

Adele

Adele é a musa plus size da música. Sempre com seu make-up impecável, sua voz celestial e estilo próprio. E pra quem acha que Adele pretende ser uma futura Britney da música, fica a frase dita por ela mesma:

“Adoro ver os peitos e a bunda da Lady Gaga e da Katy Perry, mas não tem a ver com a minha música. Não faço música para os olhos, faço música para os ouvidos”.

Marilyn Monroe

Não, não faça essa carinha de espanto. Marilyn para os padrões de hoje certamente seria uma discreta plus size ( você sabe que este padrão de beleza varia bastante de acordo com as décadas. Dá uma olhada nos anos 20). Marilyn, inclusive está na lista das 40 maiores beldades “plus size” de todos os tempos aqui. Duvida? Olha a exuberância:

Existem muito mais exemplos por aí, mas o que importa é destacar a beleza e a sensualidade de mulheres às vezes desprezadas pelas lojas de roupa, que vendem uma calça 42 (infantil, só pode) como manequim máximo. Você é linda. Valorize isso.

Relembrando uma fotografia de uma campanha antiga, de 2005 da DOVE, “Mulheres reais”: