-->

28-05-19

Como comprimir, editar e converter seus PDFs online e gratuitamente

PDF é tudo de bom. Mas editar apresentações em PDF nem sempre é algo tão simples e fácil quando não se sabe as fontes certas para fazer isso.

Pra quem trabalha com apresentações, sabe que nenhum formato de arquivo é mais pacificador que o PDF. O PDF é amor: abre direto no navegador, abre no Acrobat, abre no email, abre no celular. Não é à toa que PDF significa “portable document format” (formato de documento portátil), criado pela Adobe para facilitar a visualização de um documento, independente de onde tenha sido gerado.

Por ser um formato fechado de visualização de arquivos, nem todos sabem como realizar algumas modificações em uma apresentação, como trocar ordem de páginas, excluir páginas, transformar em outros formatos ou comprimir um PDF já gerado.

Caso você tenha o Adobe Acrobat instalado no seu computador, algumas “pós edições” se tornam bem fáceis, já que é um software bem completo que permite desde a inserção de comentários compartilhados à checagem de especificações técnicas para impressão.

Recursos básicos disponíveis no Adobe Acrobat DC

Porém caso você precise de algumas edições rápidas na sua apresentação e não tenha o Acrobat por perto, não precisa chorar. Algumas alternativas online existem para te dar uma mãozinha:

1. Small PDF

Uma ferramenta online gratuita (com limitações de conversões para usuários não pagantes) que permite edições parecidas com as oferecidas pelo Acrobat, como: assinar um PDF, juntar ou dividir PDFs, excluir ou girar páginas, proteger ou editar o documento, conversão de formatos, compressão e edição básica de PDFs (como inserir textos, formas ou imagens).

A novidade oferecida pelo site é a extensão do Chrome, criada para converter anexos diretamente do Gmail, de PDF para outros formatos, como Power Point (.ppt), Excel (.xls), Word (.doc) ou imagem (.jpeg).

Só pra constar, o site ainda é bonitinho e minimalista.

2. PDF to Go

Além da maioria dos recursos oferecidos pelas demais ferramentas de conversão e edição de PDF online, o PDF to Go converte seu PDF para texto “purinho” (.txt) e oferece algumas pré-definições de qualidade na hora de comprimir o arquivo, variando de 300 ppi a 20 ppi (que eles definem como “insane”, porque deve ficar bem ruim de identificar alguma imagem nesta qualidade baixíssima). A ferramenta de edição online do PDF to Go oferece um pouco mais de recursos pré programados do que a do Small Pdf (polígonos, setas, linha pontilhada etc).

O PDF to Go também é gratuito, mas oferece mais recursos e menos limites para quem paga o plano mensal ou anual.

3. PDFescape

Destinado à edição de PDFs, permite o download da versão desktop. A interface não é bonita, mas é bem funcional.

Mas não existem somente estas alternativas. Confira uma lista de outros sites que cumprem o mesmo propósito:

Imagem de abertura de um dos tutoriais em vídeo da Adobe sobre o Acrobat.

Se você usa o Adobe Acrobat mas nunca desconfiou das suas capacidades incríveis de edição de PDF, fica a dica: o tutorial da Adobe é muito bem organizado e didático. Vale gastar um tempinho aprendendo. Se você for designer então, a parte de “print production” é bem valiosa…

“Print production” opções no Acrobat

Tem alguma outra ferramenta online de edição de PDF? Compartilha nos comentários!

Imagem de destaque (“Stock Photos de AZ Vector/Shutterstock”)