31-03-12

Conectores universais de brinquedos



free construction kit

Quando você era criança também ficava frustrado por não poder encaixar blocos de Lego em peças de outras marcas?

Você provavelmente nunca parou para pensar nisso, mas existem diferentes tipos de marcas para os clássicos brinquedos de encaixar. Nem tudo é feito de Lego. Pois bem, para as crianças que têm uma vasta curiosidade e senso de exploração, é frustrante quando uma peça de um brinquedo não encaixa na outra.

A gente sabe que isso se chama mercado e concorrência, mas para o pequeno ser que nada tem a ver com isso, por que o mundo não pode ser melhor e ter mais abertura para a criatividade?

Pois bem, pensando nisso, o pessoal do FAT Lab e Sy-lab desenvolveu um kit de conectores universais para peças de diferentes marcas de brinquedo, como Lego®, Duplo®, Fischertechnik®, Gears! Gears! Gears!®, K’Nex®, Krinkles®, Lincoln Logs®, Tinkertoy®, Zome® e Zoob®.

Veja o vídeo de pesquisa com o “público alvo” :

O Free Universal Construction Kit possui cerca de 80 adaptadores bidirecionais. Para a criação das peças, foi necessário utilizar a tecnologia de um comparador óptico com leitura digital para calcular a precisão de menos de um milésimo de polegada. Isso por causa da diferença entre as distâncias e moldes dos encaixes produzidos por diferentes fabricantes.

free construction kit

O mais interessante disso tudo é que o projeto não foi feito para fins lucrativos, mas para atuar como uma provocação, como os criadores citam no próprio site.

O arquivo dos modelos 3D está disponível para download, aberto a adaptações livres, produção e distribuição para o mundo, contanto que você cite os créditos e não faça disso uma atividade comercial.

Legal, né?

O sonho de todo engenheiro mirim.