-->

27-06-12

O menor alfabeto do mundo escrito com DNA

alfabeto DNA

Não é ficção. É um alfabeto real, com direito a caracteres especiais, escrito com DNA.

Você acha que cientistas e geneticistas estão preocupados somente com células-tronco ou clones? Que nada. Eles curtem um projeto tipográfico de vez em quando. Isso, mesmo, tipográfico!

Cientistas do Wyss Institute (Harvard), criaram recentemente um alfabeto com 107 elementos, incluindo números, caracteres especiais e emoticons, feitos com fragmentos de DNA. Batizada carinhosamente de DNA Sans, a família tipográfica conta com letras que medem 103 nanômetros de altura. Pra você ter uma ideia, um nanômetro (nm) correspondente a um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo do metro. Nem tente pegar sua régua.

Como as letras foram “moldadas”?

Se você se lembra das aulas de biologia, sabe que o DNA é formado por um dupla hélice, torcida. Os pesquisadores descompactaram esta hélice e a cortaram em pequenos trechos. Mas trechos de DNA não se combinam aleatoriamente. Alguns trechos só se combinam com outros complementares. Então a brincadeira foi combinar fragmentos de DNA com outros complementares, de forma que quando unidos, gerassem a forma da letra desejada. Simples como brincar de LEGO.

Entendeu? Não? Veja o vídeo abaixo:

E qual a utilidade disso no futuro?

Os cientistas dizem que ser capaz de criar formas específicas em escala molecular pode auxiliar na elaboração de medicamentos.

DNA Alfabeto

Pena que não dá pra recriar a DNA Sans em casa.