-->

22-03-13

Irmãos Marx ganham mostra na Caixa Cultural do Rio de Janeiro

“Não entro para clubes que me aceitam como sócio”. Se você já ouviu essa frase, provavelmente conhece o comediante norte-americano Groucho Marx.

Groucho, junto com seus irmãos Chico e Harpo, foram os famosos Irmãos Marx, um grupo de humor que fez muito sucesso na Broadway dos anos 20.

Eram, pela ordem de nascimento, Chico (nascido Leonard, em 1887), Harpo (ou Adolph, depois Arthur, de 1888) e Groucho (Julius, de 1890). Nascidos em Nova York , eram filhos de um casal de imigrantes judeus (mãe alemã e pai francês).Os meninos foram treinados desde cedo pela progenitora, Minnie, para a vida artística.

Na adolescência começaram a atuar no teatro Vaudeville, representando, cantando, dançando, improvisando e, com muita ralação, chegaram à Broadway e ao cinema. “O diabo a quatro”, “Uma noite na ópera”, “Um dia nas corridas” (1937) e outros estão sempre nas listas de melhores comédias da História. Os irmãos faziam um humor debochado, de vez em quando até maldoso, coisa incomum para a época.

Veja aqui:

Neste mês de março de 2013, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro exibe retrospectiva dos trabalhos do grupo.

Ao todo são 19 filmes, desde clássicos como “O diabo a quatro” e “Uma noite na ópera” (1935) até outros menos badalados, como “No hotel da fuzarca” (“The cocoanuts”) — o primeiro longa, de 1929, adaptado de um sucesso dos Marx na Broadway — e “A grande loja”, de 1941.

Estão lá ainda trabalhos apenas de Groucho, como “Copacabana” (1947), com Carmen Miranda, e duas entrevistas dele com o apresentador Dick Cavett, de 1969 e 1971.

Irmãos Marx
Groucho, Zappo e Chico, respectivamente.

Quanto e onde?

A entrada custa R$ 2 (meia) e R$ 4 (inteira) e a exibição segue até dia 31 de março.

A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no Centro do Rio de Janeiro.

Mais informações aqui.