-->

02-07-16

Como funciona a psicologia das cores nos filmes?

colorpsychology

Elas não atuam, mas falam mais do que os atores. São as cores.

Todo designer sabe que as cores são parte essencial de um projeto. Elas têm significados e podem passar diferentes mensagens em uma peça de comunicação. Mas o uso das cores não está restrito ao design gráfico. Seja na publicidade, cinema, moda ou arte, qualquer área que trabalhe com a parte visual pode usar a psicologia das cores a favor da transmissão de uma mensagem.

Quer ver como isso acontece? Assista o vídeo abaixo, que mostra a psicologia das cores através das cenas de diversos filmes.

E não acaba aí. Não é só em “Divertidamente” que a Pixar trabalha as emoções vinculadas às cores. O vídeo abaixo, chamado ROYGBIV, mostra a presença das cores nas cenas de diversas animações em momentos distintos. O título é um acrônimo em inglês, formado com as iniciais das sete cores do arco-íris: Red (vermelho), Orange (laranja), Yellow (amarelo), Green (verde), Blue (azul), Indigo, Violet (violeta).

Se você quiser estudar o assunto mais a fundo e ver como os filmes seriam se cada cena fosse uma cor predominante, veja o projeto Colors of Motion.

motion-colors5

"Procurando Nemo"

“Procurando Nemo”

E, caso você queira entender melhor a psicologia das cores, uma ótica dica é ver o trabalho da psicóloga e socióloga Eva Heller neste post.

color13

Vamos ver um filminho com outros olhos?