-->

08-09-09

Resuminho sobre QRCode

qr code

Todo mundo já conhece ou  viu o QR Code. Se não conhece já viu em algum lugar. Pra quem conhece fica a revisão e pra quem conhece superficialmente um pouco mais de informação, que é sempre útil.

Resuminho

O QR Code é como um código de barras para URLs, números de telefone, textos e até SMS.  Criado em 1994 pela empresa Japonesa Denso-Wave , é um código bidimensional Quick Response ( que pode ser interpretado rapidinho)  e pode ser reconhecido por câmeras VGA, mesmo com imagens de baixa resolução. Ou seja, é como transformar um monte de letrinhas em quadradinhos que podem ser novamente transformados em letrinhas por um decodificador.

Na verdade o que ele faz é poupar seu  tempo de ler uma URL, um número de telefone ou texto escrito em algum lugar, depois ter que escrever letrinha por letrinha no seu celular e salvar na lista de contatos. Ele faz quase o trabalho todo por você. Simples.

Se você tiver um celular com câmera e vir um QR Code por aí basta você mirar sua câmera pra ele, ter um software que leia e reconheça o código. Se na imagem estiver codificada uma URL, ela pode ser salva no seu celular e você pode acessar diretamente o site se quiser (e puder).

Como que crio ou leio isso?

O QR Code pode ser facilmente gerado neste link, por exemplo. Molezinha gratuita. Ah e o programinha que reconhece o código? Só acessar aqui. Lembrando que estes são uns dos inúmeros endereços onde você pode fazer isso. Existem vários outros, como estes readers descritos no site da Nokia.

qrcode

QR Code do CuteDrop

Chega de blá blá blá

Pra quem prefere ver como funciona segue um vídeo de um cara que ensina a carimbar (literalmente) o code, mas é válido pra ver como o celular reconhece o  código.

E aqui uma historinha bonitinha e bem didática pra explicar melhor com imagens.

qrcode

Resuminho tecnológico da terça-feira.