-->

14-11-09

Eyewriter: é possível desenhar sem as mãos com estes óculos

eye2

É possível desenhar sem usar as mãos? Sim!

Você já ouviu falar de Evan Roth aqui no Cutedrop, no post sobre a taxonomia do grafitti, lembra? Pois o mesmo Evan Roth com mais uma boa equipe trabalharam juntos numa pesquisa e desenvolvimento de algo super útil para quem não pode usar as mãos para desenhar.

Tudo começou quando Tony Quan, conhecido como Temptone, um grafiteiro conhecidíssimo em Los Angeles, foi diagnosticado em 2003 como paciente de ALS, ou Esclerose Lateral Amiotrófica, doença que causa degeneração dos neurônios motores responsáveis pelos movimentos voluntários dos músculos. Temptone então teve seu corpo todo paralisado pela doença, mas seus olhos não.

Baseado na capacidade de Temptone de mover seus olhos normalmente, a equipe do Free Art and Technology (FAT), OpenFrameworks e o Graffiti Resarch Lab, mais o apoio do The Ebeling GroupNot Impossible FoundationParsons Communication Design & Technology, criaram o Eyewriter.

O objetivo do Eyewriter é ser um aparelho de baixo custo que permita aos portadores deste tipo de paralisia, como a ALS, desenharem usando somente os olhos. Usando uma armação barata de óculos e um PS3 Eye (a câmera do Play Station 3) eles criam um artefato altamente impressionante. E o mais legal, te ensinam a fazer um aqui neste pdf.

O Eyewriter faz o tracking do movimento dos seus olhos, registrando isso visualmente e permitindo ao usuário ter o controle dos seus movimentos virtuais.

Você pode saber mais no site do projeto e no canal de Evan Roth no Vimeo. Pra quem não sabe para que serve o Design essa pode ser uma das boas respostas. 🙂

eye1

 

eye3