-->

21-03-11

Ilustradores japoneses que fizeram história

Vamos falar do Japão? Mas nada de tristeza… Que tal uma lista de ilustradores de altíssima qualidade, desde a antiguidade até a atualidade?

Todos nós sabemos que o Japão é um país riquíssimo em beleza, que vai muito além das artes marciais e das coloridas cerejeiras. Por isso, nunca é demais conhecer alguns mestres da ilustração e profissionais contemporâneos que têm deixado a cultura japonesa ainda mais linda.

Conheça alguns nomes que criaram obras que você certamente já viu por aí:

Hajime Sorayama

Ilustrador de personagens robóticos, pin ups e até personagens eróticos, usando com perfeição o airbrush como técnica. Autor da ilustração presente na capa do álbum do Aerosmith, de 2001: Just push Play. Possui alguns vários livros publicados sobre seu trabalho, e em 2006 foi convidado pela Sony a criar um cão robô, que já saiu de linha.

Katsuchika Hokusai

Artista que viveu entre 1760 e 1849, super conhecido pela sua obra A Grande Onda de Kanagawa e pelas sua série de xilogravuras sobre o Monte Fuji. Por conta do desastre da Tsunami, a pintura A Grande Onda foi publicada por aí sem esclarecem direito a sua autoria, mas agora você já sabe.

Kubota Mari

Artista contemporânea, nascida em 1977. Possui uma série de ilustrações com figuras femininas altamente estilosas.

Watanabe Seitei

Um clássico da arte japonesa. Nascido com o nome de Yoshikawa Yoshimata, viveu entre 1851 e 1918 e se tornou conhecido pela sua arte representativa de pássaros e flores.

Takahiro Kanie

Mais um artista contemporâneo, nascido em 1955, autor de ilustras impressionantes, cujos pontos fortes são temas futuristas e ficção científica.

Mizuno Toshikata

Viveu entre 1866 e 1908. Começou sua carreira ilustrando para jornais, e conseguiu seu devido reconhecimento somente a partir do ano 1900.

Este foi um só um tira gosto do que o Japão tem de riquezas visuais. Tem muito mais história e portfolios por trás deste post. Se quiser, pode comentar e compartilhar mais nomes da arte japonesa.

Ah, a imagem usada no destaque é de Watanabe Seitei.