-->

14-11-11

Evolução tipográfica dos velocímetros Chevrolet

Chevrolet velocímetro

A evolução dos velocímetros dos carros Chevrolet, de 1941 a 2011.

Se entrevistarmos alguns apaixonados por carros, pode ser que eles até saibam os nomes e anos de todos os carros da Chevrolet. Mas catalogar os velocímetros que fizeram parte dos veículos durante 7 décadas é ser muito detalhista!

Pois foi isso que o designer Christian Annyas resolveu fazer: um sketch tipográfico dos paineis de vários Chevrolet entre 1941 e 2011. Um trabalho curioso e original.

Mas apesar do amor pelos carros, o que Christian quer levantar com seu projeto é uma questão sobre digital e analógico: será que os velocímetros digitais são realmente mais eficientes que os antigos, de ponteiro?

Apreveitando-se dos 100 anos da Chrevrolet em 2011, o designer focou nos paineis dos carros da marca para realizar a sua pesquisa.

Veja o que ele diz sobre o projeto:

O ano de 2011 marca o 100 º aniversário da Chevrolet. Durante estes 100 anos a empresa desenvolveu mais de cem tipos diferentes de carros, vans e caminhões. Todos têm algo em comum: velocímetros.

Velocímetros são aqueles itens para os quais você olha para milhares de vezes durante a sua vida, sem nunca realmente perceber. Você percebe a velocidade, mas não percebe que alguém projetou o objeto em que ela é exibida. Nem que a empresa fez uma pesquisa sobre a legibilidade de fontes, o tamanho certo dos números eo espaço entre eles.

O Design dos indicadores de velocidade não mudou muito ao longo das décadas. Recentemente, no entanto, há uma tendência ao uso de medidores digitais. Eles deveriam parecer modernos, mas ainda parecem primitivos.

É fácil para um motorista se acostumar com um ponteiro que passa sobre números que estão em posições fixas. Uma rápida olhada é necessária para compreender o valor que ele representa. Com os paineis digitais é diferente. O valor muda constantemente durante a condução. Alguns caracteres tipográficos são muito semelhantes a outros (por exemplo, 6 e 8), o que torna mais difícil descobrir se você vai levar uma multa ou não.

Para ver todos, visite seu portfolio.

CHEVROLET Bel Air (1956)

CHEVROLET Bel Air (1956)

CHEVROLET Impala (1959)

CHEVROLET Impala (1959)

CHEVROLET Camaro (1967)

CHEVROLET Camaro (1967)

CHEVROLET Silverado (1985)

CHEVROLET Silverado (1985)

CHEVROLET Cruze (2008)

CHEVROLET Cruze (2008)

CHEVROLET Sonic (2011)

CHEVROLET Sonic (2011)