-->

20-01-14

Este gadget informa tudo sobre o que você vai comer

tellspec1

Um aparelho que informa calorias, componentes e até informações que não estão presentes na embalagem da sua comida.

Você sabe tudo sobre os alimentos que você ingere? Ou será que você acredita no que diz a embalagem?

Um equipe de profissionais canadenses desenvolveu um aparelhinho chamado TellSpec, que, em conjunto com o seu smartphone, computador ou tablet, informa tudo de mais importante sobre o que você vai (ou não) ingerir. Coisas como gordura trans, glúten, alergênicos, nutrientes, componentes químicos (como agrotóxicos) e calorias. Traz também com ele uma biblioteca de “saiba mais” sobre componentes, caso você queria aprender sobre o pigmento “tartrazina”, por exemplo.

tellspec3

Como funciona?

TellSpec reúne espectroscopia laser, nanophotonics (tecnologia que permite que aparelhos se comuniquem através de pulsos de luz em vez de sinais elétricos), e um algoritmo matemático exclusivo, que permite analisar a composição química de um gênero alimentício em menos de 20 segundos.

Ou seja: o dispositivo portátil TellSpec emite feixes (laser) de baixa potência no alimento que você deseja analisar, mede a luz refletida com um espectrômetro, e envia os dados através de seu smartphone, computador ou tablet para os servidores da TellSpec na nuvem. Os servidores usam estes dados para deduzir informações sobre o seu alimento. A informação é então exibida no seu telefone, iPad ou computador para que você possa decidir inteligentemente se você quer comprar ou ingerir a comida.

tellspec2

O projeto já alcançou o triplo da meta que precisava para sair do papel (você ver mais no crowdfunding Indiegogo), e está disponível para pré encomenda aqui. Esta disponível inclusive em diferentes cores.

tellspec5

Uma ideia revolucionária principalmente para pessoas com dietas restritivas, por conta de doenças como diabetes ou alergias.

Veja o vídeo mais explicadinho sobre o TellSpec: