-->

03-03-14

6 marcas que apostaram em campanhas sem retouching e Photoshop nas modelos

aerie-destaque

A beleza de verdade que está mudando aos poucos o rumo do mercado da moda e da publicidade.

Todo mundo já sabe que o que a gente costuma ver nas revistas não é real. Corpos perfeitos, sem celulite, sem marca de expressão. A gente tá careca de conhecer o poder do retouching (vale ver este vídeo aqui).

Real x retouched

Real x manipulado

Mas, algumas marcas vêm trabalhando no sentido contrário deste movimento “embonequecedor” (existe essa palavra?), e têm trazido mulheres de verdade para seus editoriais e catálogos. Sem retoque. Beleza natural e muito capricho fotográfico.

E, para nossa surpresa, é notável que esse movimento a favor da mulher real vem ganhando forma desde o início dos anos 2000. Vamos conhecer alguns cases recentes e relembrar alguns marcantes.

1. Aerie

Um exemplo é a marca Aerie (braço feminino da Aeropostale), que neste ano inovou com a coleção #aeriereal, utilizando como modelos mulheres lindas e suas peculiaridades reais. No caso da Aerie, o fato de não existir o “retouching” virou uma política da empresa. E um manifesto, que você pode ler aqui.

aerie-models

aerie3

aerie-real

2. American Apparel

Para divulgar sua linha de lingerie, a marca de roupas American Apparel utilizou como modelo uma atriz nova iorquina de 62 anos, Jacky O’Shaughnessy. Jacky deu um show, mostrando flexibilidade e um corpo invejável. O conceito tinha tudo a ver: “ser sexy não tem data de validade”.

american-apparel2

american-apparel1

Lembrando que a mesma modelo já havia posado para a American Apparel em 2012, para a linha de roupas casuais Advanced Basics.

advanced-basics

3. Louis Vuiton

Não é um caso que a gente vê todo dia. Mas, para divulgar o catálogo outono/inverno de 2010, a marca estampou na capa do editorial o rostinho de todo o casting composto por 51 super modelos, sem maquiagem, no maior estilo 3×4 de carteira de identidade. As fotos foram tiradas antes das modelos se prepararem para o desfile da marca na Fashion Week.

Ok, isso já tem 4 aninhos, mas é legal ver que todas essas meninas ícones das passarelas são gente como a gente, com olheiras, sardas e assimetrias. Veja a foto maior aqui.

louis1

Reconhece essas carinhas?

louis2

4. Elle

Em 2009, a revista Elle francesa fez o contrário do que as revistas femininas costumam fazer e publicou fotos de atrizes famosas (e nem tão jovens assim) sem retoque de Photoshop e quase nenhuma maquiagem. Inclusive na capa.

Monica Belluci, Eva Herzigova e Sophie Marceau foram as atrizes que estamparam as diferentes versões de capa da edição de abril da revista. Mas outros nomes como Karin Viard, Charlotte Rampling, Chiara Mastroianni, Ines de la Fressange, Anne Parillaud aparecem nas páginas internas, todas fotografadas por Peter Lindbergh.

elle-francesa1

5. Harper’s Bazaar

Logo após edição de maio de Elle francesa, a Harper’s Bazaar publicou uma série fotografada pelo mesmo Peter Lindbergh, só que desta vez, mostrando grandes nomes da passarela dos anos 90, ao natural.

Amber Valletta, Nadja Auermann, Helena Christensen, Shalom Harlow, Claudia Schiffer, Tatjana Patitz, Cindy Crawford e Kristen McMenamy sem excesso de maquiagem ou retouching. Veja só:

HARPERS1

harpers2

harpers3

6. Dove

Dove faz parte dessa lista, uma vez que “beleza real” faz parte do conceito deles há muuuuito tempo. Bom, não digo que eles não usem Photoshop nas campanhas, mas ao menos são contra o exagero de retoques, e começaram a levantar uma bandeira que, no mercado de comésticos, ainda era muito tímida no Brasil.

Só pra relembrar o case que ganhou vários leões em Cannes:

dove

Conhece mais casos de marcas que apostaram na beleza de verdade? Comente!