-->

18-04-14

O coelho que nasceu no século XIX. Você conhece Peter Rabbit?

peter-rabbit

Um coelho com mais de 100 anos conta pra gente sobre uma ilustradora que mudou a vida de todos os inglesinhos.

Nesta Páscoa, nada de coelho de chocolate. Vamos falar de um coelhinho nascido em 1893, pelas mãos de uma autora e ilustradora inglesa que fez história no mundo dos contos infantis. Toda (ou quase toda) criança britânica deve ter ouvido falar, seja em casa ou na escola, de ao menos um dos contos de Beatrix Potter. Vamos saber um pouco mais sobre ela?

Um pouco de história

Beatrix Potter nasceu em Londres, no ano de 1856, longe das tecnologias que nos cercam hoje, como canetas digitalizadoras e câmeras digitais. Filha de pais burgueses e conservadores, teve acesso aos estudos e à cultura, ainda que estudando em casa, enquanto seu irmão mais novo, foi estudar fora. Artes e pintura com aquarela faziam parte da sua rotina.

Beatrix Potter

Beatrix Potter

Apaixonada pela natureza, Beatrix possuía diversos animais de estimação, e registrava em forma de desenhos o comportamento das plantas e dos animais, desde sua infância. Sua paixão pelo assunto fez dela uma adolescente altamente interessada no naturalismo, mais especificamente dentro do campo da micologia (estudo dos fungos).

Estudo sobre lagartas, com 8 anos de idade.

Estudo sobre lagartas, com 8 anos de idade.

Beatrix, em sua juventude, chegou a elaborar uma tese entitulada “On the Germination of the Spores of Agaricineae“. Em 1897, com a ajuda do seu tio Sir Henry Roscoe, um químico renomado, seu trabalho foi apresentado à Linnean Society ( sociedade científica dedicada ao estudo e a divulgação da taxonomia). Mas sua tese foi rejeitada, provavelmente pelo fato de a academia ser composta exclusivamente por homens.

beatrix-potter-scientific

Uma de suas ilustrações científicas sobre fungos.

Nossa talentosa Miss Potter, todavia, não perdeu sua paixão pelos desenhos, e começou a criar contos infantis, inteiramente criados por ela: tanto as histórias quanto as ilustrações.

O nascimento de Peter Rabbit

E foi, baseado em uma carta que escreveu para o filho de sua governanta Annie Moore, Nöel, que tinha apenas 5 anos, que nasceu um dos mais famosos personagens da carreira de Potter: o coelho Peter.

A carta, escrita em 4 de setembro de 1893 diz:

“Meu querido Noel, não sei o que escrever pra você, então prefiro contar uma história sobre 4 coelhinhos cujos nomes são – Flopsy, Mopsy, Cottontail and Peter. Eles viviam com sua mãe em um banco de areia sob a raiz de um pinheiro…”

petter-rabbit-letter

Em 1901, “The Tale of Peter Rabbit” (A história de Peter Rabbit), foi impressa em preto e branco, em produção privada. No ano seguinte, foi impressa em versão comercial, pela editora “Frederick Warne & Co”.

petter-rabbit-book

Trecho do livro em cores.

A partir daí, diversos contos infantis de Beatrix começaram a ser comercializados, dando vida a personagens como Jemima Puddle-duck, Tom Kitten, os ratinhos Ginger & Pickles, o esquilo Timmy Tiptoes, entre outros.

petter-rabbit-jenna

O ganso fêmea Jemima.

petter-rabbit-characters

Você pode conferir as obras literárias da autora, e inclusive ter acesso aos livros gratuitamente (em inglês e alguns outros idiomas), neste site aqui. E no site oficial do Peter Rabbit, você pode saber mais infos sobre Potter, e até imprimir os personagens para colorir.

Peter Rabbit de pelúcia, vendido atualmente.

Peter Rabbit de pelúcia, vendido atualmente.

Curiosidades

1) O filme “Miss Potter”, de 2006, conta a história da vida pessoal de Potter e sobre a luta do talento contra uma sociedade machista. Como parte do casting, ninguém mais, ninguém menos que Renée Zellweger e Ewan McGregor.

mspotter

2) Dizem que a autora britânica J. K. Rowling batizou seu principal personagem em homenagem à Beatrix. Sabem de quem se trata?

Sim, Harry Potter! Mas Rowling não confirma nem nega. Que mistério…

harry-potter

E você, já conhecia Peter Rabbit e sua criadora?
#felizpascoa