E 2015 veio aconchegante com a Marsala, definida pela Pantone como cor do ano. Como eles chegam a essa conclusão?
Desde o ano 2000, a fabricante de sistema de cores Pantone estabelece uma tendência para o ano que está por vir. Já tivemos um 2014 de orquídea radiante e um 2013 bem esmeralda. Mas desta vez é a vez de um matiz mais terroso, batizado de Marsala.
Como é feita essa coisa de cor do ano?
“Color of the year serve para expressar na cor que está ocorrendo no Zeitgeist global”. Pantone.
Para a própria empresa, o objetivo de eleger uma cor do ano não é exatamente pegar uma tonalidade da moda e colocar na mídia, mas encontrar uma cor que represente os sentimentos e anseios das pessoas globalmente, de acordo com suas atitudes, estados de espírito e identificação. É fazer parte do zeitgeist mundial.
Zeitgeist, por sinal, quer dizer o “espírito do tempo”, termo muito bem conhecido e trabalhado por cool hunters, que são profissionais envolvidos neste processo de busca por tendências.
Ou seja, mais do que encontrar uma cor, é preciso que ela esteja dentro de um painel emocional, aspiracional e geográfico do momento.
Por que Marsala?
Marsala é o nome de uma cidade italiana, e também de um vinho siciliano. Segundo a Pantone, a cor que leva este nome remete a um ambiente de refeição harmoniosa, inspirada na ligação das pessoas à terra, às raízes. Ao mesmo tempo, apesar da sua robustez, ela está ligada à sofisticação. Pode ser traduzida facilmente na moda, beleza, artigos de Design e decoração de interiores.
A entrevista completa com Leatrice Eiseman, diretora executiva responsável pelo processo, pode ser vista aqui (em inglês).
Aqui abaixo, um vídeo curtinho de apresentação. Repare nos sons associados à cor. O que vem à sua mente?
Download
Além da cor do ano, a Pantone também disponibiliza paletas como sugestão de combinações. No site, você pode baixar um arquivo .ASE para importar em programas da Adobe (basta importar swatch – saiba mais aqui).
E aí, o que você achou da cor do ano? Curtiu a Marsala?
Deixe um comentário