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Marsala: como a Pantone escolheu a cor do ano para 2015?

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E 2015 veio aconchegante com a Marsala, definida pela Pantone como cor do ano. Como eles chegam a essa conclusão?

Desde o ano 2000, a fabricante de sistema de cores Pantone estabelece uma tendência para o ano que está por vir. Já tivemos um 2014 de orquídea radiante e um 2013 bem esmeralda. Mas desta vez é a vez de um matiz mais terroso, batizado de Marsala.

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Como é feita essa coisa de cor do ano?

Color of the year serve para expressar na cor que está ocorrendo no Zeitgeist global”. Pantone.

Para a própria empresa, o objetivo de eleger uma cor do ano não é exatamente pegar uma tonalidade da moda e colocar na mídia, mas encontrar uma cor que represente os sentimentos e anseios das pessoas globalmente, de acordo com suas atitudes, estados de espírito e identificação. É fazer parte do zeitgeist mundial.

Zeitgeist, por sinal, quer dizer o “espírito do tempo”, termo muito bem conhecido e trabalhado por cool hunters, que são profissionais envolvidos neste processo de busca por tendências.

Ou seja, mais do que encontrar uma cor, é preciso que ela esteja dentro de um painel emocional, aspiracional e geográfico do momento.

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Por que Marsala?

Marsala é o nome de uma cidade italiana, e também de um vinho siciliano. Segundo a Pantone, a cor que leva este nome remete a um ambiente de refeição harmoniosa, inspirada na ligação das pessoas à terra, às raízes. Ao mesmo tempo, apesar da sua robustez, ela está ligada à sofisticação. Pode ser traduzida facilmente na moda, beleza, artigos de Design e decoração de interiores.

A entrevista completa com Leatrice Eiseman, diretora executiva responsável pelo processo, pode ser vista aqui (em inglês).

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Aqui abaixo, um vídeo curtinho de apresentação. Repare nos sons associados à cor. O que vem à sua mente?

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Download

Além da cor do ano, a Pantone também disponibiliza paletas como sugestão de combinações. No site, você pode baixar um arquivo .ASE para importar em programas da Adobe (basta importar swatch – saiba mais aqui).

 

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E aí, o que você achou da cor do ano?  Curtiu a Marsala?

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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