-->

12-01-15

Conheça a autora que ilustrou milhões de gatos no século XIX

wanda-gag-cats6

Uma ilustradora e escritora que desde o século XIX vem espalhando pelo mundo talento. E amor por gatos.

Wanda Gág foi uma autora, ilustradora e tradutora norte americana, nascida em 1893.

Ela foi autora do fofo ‘‘Millions of Cats” (milhões de gatos), um livrinho de 32 páginas que conta a história de um casal de idosos que percebem que são muito solitários. A esposa quer um gato para lhes fazer companhia, então seu marido parte em busca de um animalzinho para ela. Depois de viajar para longe de casa, ele encontra uma encosta coberta de “Gatos aqui, gatos lá, gatos e gatinhos em toda parte. Centenas de milhares de gatos, gatos, milhões e bilhões e trilhões de gatos …”. Esta frase rítmica é repetida várias outras vezes ao longo da história. O livro, cheio de rimas, foi publicado originalmente em 1928.

Wanda e seu felino estiloso.

Wanda e seu felino estiloso.

Veja algumas ilustrações de Wanda, do seu livro “Millions of cats”:

wanda-gag-cats1

wanda-gag-book1

wanda-gag-book4

wanda-gag-book2

wanda-gag-book5

No início dos anos 20, Wanda ganhou uma bolsa estudos na Arts Students League, uma prestigiada escola de arte norte americana. Ela também ilustrou revistas de moda e depois se tornou sócia de uma empresa de brinquedos para crianças.

”Millions of Cats” ganhou diversos prêmios e é o mais antigo americano foto-livro ainda encontrado em versão impressa e foi traduzido para vários idiomas, incluindo uma versão em Braille.

Wanda também ilustrou e traduziu alguns dos contos de Grimm diretamente do alemão. As histórias, originalmente sangrentas e adaptadas depois para crianças, ganharam tons mais ”limpos” com seus desenhos. Confira:

wanda-gag-grimm

 

wanda-gag-grimm2

wanda-gag-grimm3

wanda-gag-grimm5

wanda-gag-grimm8

A artista faleceu em 1946 e seu trabalhou influenciou ilustradores como Maurice Sendak (”Onde vivem os monstros”).

O que você achou do trabalho de Wanda?