-->

04-03-15

As novidades do Emoji em 2015 (+ free download do pacote 2014 em png)

emoji9

A família Emoji aumenta, com diversidade racial, bandeira do Brasil e mais novidades. Ah, e você pode baixar a versão 2014 gratuitamente aqui.

Quem não conhece os Emojis? Aquelas carinhas que já fazem parte do seu teclado no smartphone estão ganhando cada vez mais importância, inclusive social e culturalmente.

Não sei se você sabe, mas quem “controla” as carinhas Emoji é a Unicode Consortium, a mesma que unifica os caracteres, símbolos e glifos na internet. O comitê da Unicode é formado por empresas gigantes da tecnologia. Entre elas está a Apple, o Google, Adobe, Yahoo, Microsoft entre outros. O objetivo da Unicode é unificar e padronizar os dados digitais.

Cada plataforma possui sua leitura dos Emojis, mas os significados são os mesmos dentro de um mesmo código. Os mais famosos, porém, são os da Apple.

Veja como funciona a tabela aqui.

emoji1

No site da Unicode Consortium, você pode inclusive sugerir novos caracteres, preenchendo um formulário e justificando seus motivos. Nada garante que será aceito, mas a sugestão fica dada.

O que muda em 2015

Falando em sugestões, em 2014, algumas empresas sugeriram diretamente à Apple um update nos seus emoticons, incluindo, principalmente, variedade de tons de pele. O presidente da MTV entrou em contato direto com a Apple, sugerindo a mudança para abraçar a diversidade racial. E a resposta do vice presidente da Worldwide Corporate Communications, Katie Cotton, foi a seguinte:

Nós concordamos com você. Nossos personagens Emoji são baseados no padrão Unicode, o qual é necessário para ser exibido de forma correta em diversas plataformas. Existe sim a necessidade de haver mais diversidade nos caracteres Emoji e temos trabalhado diretamente com a Unicode Consortium para conseguirmos um update no padrão.

E assim, em 2015, nasceu o novo pacote Emoji da Apple, que inclui uma diversidade de 5 tons de pele, além do amarelão padrão dos “smiles“. A escala tonal foi inspirada na Paleta de Fitzpatrick, criada em 1975, que classifica as cores de pele em categorias principais e mundiais.

emoji2

Não só as carinhas ganham cores diferentes, mas tudo que envolve alguma representação humana, desde a dançarina de flamenco até o clássico “joinha”.

emoji3

emoji4

Pra ter acesso à diversidade racial dos Emojis, basta clicar sobre a setinha ao lado dos ícones que têm a função habilitada. A novidade aparece na versão 8.3 do iOS.

emoji5

Além da grande novidade cromática, novos símbolos entraram para a lista, como:

  • combinações diferentes de família (gênero e quantidade de filhos)
  • símbolos tecnológicos (incluindo Apple Watch, iMac e iPhone)
  • 27 novas bandeiras (e o Brasil finalmente aparece)

emoji6

emoji7

E pra fechar, os nomes das categorias que organizam os símbolos também sofrem uma discreta atualização, como o surgimento de Food & DrinksCelebration e Activity (comida e bebida, celebrações e atividades).

Você pode saber mais no blog oficial da Emojipedia.

Free download do pacote 2014

E, para deixar você animado, um pacote em png dos símbolos Emoji da Apple (versão 2014 ainda…) pra você poder usar nos seus layout!

Baixe no DeviantArt!

emoji8