-->

29-04-15

Vemödalen: nada que você cria é original

vemodalen1

Existe uma palavra para definir a frustração de achar que se criou algo novo, só que não? Ou de sentir saudades de um tempo que nunca foi vivido?

Sabe aquela sensação de que você está tirando uma foto altamente original? Aquela em que você coloca óculos de sol no cachorro, ou tira uma foto da ponta dos pés, vista de cima? Então, apresento-lhes o “Vemödalen”, um neologismo (um termo novo) que significa:

A frustração de fotografar algo sensacional quando milhares de outras fotos iguais já existem.

Se você procurar no dicionário não vai encontrar a expressão. Isso porque o termo é uma invenção do artista e designer alemão John Koenig, que criou um projeto chamado “The dictionary of obscure sorrows” (o dicionário dos problemas obscuros), para dar nome a certas emoções ou sentimentos que afligem a humanidade de forma geral, mas que ainda não podem ser explicadas com uma só palavra.

dictionary-sorrows

Para mostrar o “Vemödalen”, um vídeo foi criado utilizando fotos tiradas por 465 pessoas diferentes que, coincidentemente, registraram o mesmo ponto de vista. Assista:

Além desta, existem neologismos como o “Zenosyne” (a sensação de que o tempo passa cada vez mais rápido), ou a “Anemoia” (nostalgia de um tempo que você nunca viveu), e ainda o “Sonder” ( a percepção de que cada pessoa aleatória tem uma história de vida tão complexa como a sua), entre outros. Cada expressão possui um vídeo explicativo próprio, com imagens inspiradoras e uma narração tocante.

vemodalen3

vemodalen4

vemodalen2

É muito legal visitar o canal do projeto no Youtube, ou o site.

Mas calma, não fique frustrado. Por mais que milhares de pessoas tenham tirado a mesma foto que você, só você sabe o que sentiu com a experiência. Essa sim, é única na sua história.