-->

22-09-15

E se Hollywood fosse na África?

omar-destaque

Uma série fotográfica que mostra cenas icônicas do cinema adaptadas à cultura africana.

Hollywood é uma fábrica de sonhos. Infelizmente, nem todos os que já fizeram parte dessa fábrica viveram um mar de rosas para serem aceitos no mercado cinematográfico. Para atingirem o “ideal de beleza”, algumas estrelas altamente talentosas sofreram pressão para se “ocidentalizarem” e ficarem com traços mais americanos/ europeus, principalmente no século passado.

Felizmente, a indústria dos filmes tem passado por uma transformação, e hoje tem valorizado talentos, independente do preço do vestido, tamanho do salto, cor da pele ou país de origem (ok, é um processo em andamento).

Mas, se olharmos para trás, vemos que a indústria do cinema costumava “americanizar” seu casting, como em “Cleópatra”, interpretada por Elizabeth Taylor, apesar das claras referências étnicas egípcias da rainha real.

"Cleópatra", 1963, com Elizabeth Taylor.

“Cleópatra”, 1963, com Elizabeth Taylor.

Provavelmente isso pode ter passado na cabeça de dois fotógrafos que resolveram mergulhar em um projeto experimental: “e se os principais filmes do cinema americano e europeu se passassem na África, mais especificamente na Costa do Marfim?”.

Omar Victor Diop, fotógrafo senegalês, e Antoine Tempé, fotógrafo franco-americano especializado em cultura africana, ambos moradores da cidade de Dakar, na Costa do Marfim, resolveram inovar e refazer cenas históricas de filmes adaptadas para a cultura local. A série se chama “[re-]Mixing Hollywood”, de 2013.

Antoine Tempé e Omar Victor Diop.

Antoine Tempé e Omar Victor Diop.

Todas as fotos foram tiradas nas cidades de Abidjan e Dakar, utilizando locações da cidade como cenários, além de modelos também da região.

E por que o tema foi o cinema?

Porque o cinema é uma das formas de arte que mais representa a cultura pop, que transcende as barreiras geográficas, culturais e raciais, como eles mesmos descrevem. Quem nunca imaginou ser James Bond?

Confira alguns remakes:

"Psicose"

“Psicose”

"Bonequinha de luxo"

“Bonequinha de luxo”

"Frida"

“Frida”

"Chicago"

“Chicago”

"O Iluminado"

“O Iluminado”

"Pulp Fiction"

“Pulp Fiction”

"Beleza Americana"

“Beleza Americana”

"Proposta Indecente"

“Instinto Selvagem”

E veja o site oficial do projeto.