-->

25-03-16

A impressora de ovos animados

egg-eggbot1

Quem tem coragem de comer um ovo que é um zootrópio?

Você sabe o que é um zootrópio? Um recurso antigo de ilusão de óptica baseado em uma sequência ilustrada que, ao ser rotacionada, parece um movimento contínuo, ou seja, uma animação. Simples e muito legal (saiba mais sobre o zootrópio neste post).

Mas sempre tem alguém para transformar algo criativo em outra coisa mais doida.

Foi o que o pessoal do Evil Mad Scientist Laboratories fez em colaboração com o artista especialista em robótica, Bruce Shapiro. Eles criaram uma máquina que transforma qualquer superfície esférica e oval em um suporte para impressão de patterns e sequências ilustradas, a EggBot.

eggbot

Oras, se a EggBot pode imprimir sequências ilustradas, os criadores ainda foram além. Após estamparem ovinhos de Páscoa com artes sequenciais, colocaram cada um deles para girar, transformando-os em verdadeiros zootrópios.

O resultado é muito legal e você pode ver neste vídeo:


A EggBot é completamente open-source, além de ser uma iniciativa legal de introdução à robótica DIY (faça você mesmo), sendo indicada para crianças a partir de 10 anos. O kit inicial custa 195 dólares (o que infelizmente fica caro quando convertido para o Real).

eggbot2

Saiba mais sobre o EggBot no site oficial.