Não precisa sair com a carteira, nem calcular o tempo extra de fila no caixa.
Você estava no trabalho, bateu uma fominha de tarde e você tirou uns 15 minutinhos pra sair e comer alguma coisa na padaria ou no mercadinho mais próximo. O que era pra ser um momento relaxante e prazeroso se torna uma experiência bem chata quando você precisa entrar numa fila enorme, com caixas limitados e sistemas de pagamento antigos.
Há alguns anos que os visionários da tecnologia almejam um sistema de compras que mescle o mundo físico e digital sem precisar de filas ou cartões. A evolução é visível, e acompanhamos vitrines virtuais com uso de QR Code, supermercados de auto serviço, Google Wallet e afins e pulseiras com armazenamento de dados de consumo via NFC.
Mas, eis que chegou a hora de um novo modelo de consumo, que mescla métodos mais modernos de interpretação de dados e inteligência artificial.
A Amazon criou a Amazon Go: uma loja baseada completamente no conceito de auto atendimento.
É uma loja comum de produtos de consumo imediato, que necessita somente do seu login no app da Amazon para “autorizar” sua entrada. A partir deste momento, todos os produtos que você retirar da prateleira e colocar na bolsa serão automaticamente detectados e inseridos no seu carrinho de compra virtual. Quando você terminar de comprar, poderá simplesmente sair da loja. Pouco depois, a Amazon faz a cobrança através da sua conta e envia um recibo.
A tecnologia, apelidada de Just Walk Out, mistura recursos utilizados em carros autodirigidos: computer vision (capacidade de interpretação de informações por computadores através de imagens), fusão de sensores e algoritmos deep learning (método de aprendizagem para máquinas baseado em grande quantidade de dados).
Veja o vídeo e entenda como funciona:
A primeira loja será inaugurada no início de 2017 em Seattle, e você pode obter mais informações no site da Amazon Go.
Só não pode deixar o celular descarregar.
Deixe um comentário