-->

19-11-13

A culinária animada de Alexandre Dubosc

Conheça o artista e seus curtas em stop-motion utilizando comida e muita imaginação.

Pesquisando sobre Tim Burton no YouTube, me deparei com o curta “Caketrope”. A animação, feita com bolo de chocolate de verdade, presta uma homenagem ao diretor. O vídeo, criado em 2012, dura menos de 2 minutos e nele podemos perceber trechos dos filmes “O estranho mundo de Jack” e “Batman”.

O autor desse lindíssimo vídeo é o artista gráfico multimídia francês Alexandre Dubosc.

Um dos seus trabalhos mais recentes é o vídeo “Phytopage”, em que utiliza uma técnica parecida com a homenagem a Burton:

Ele também  é autor de “Food About You”, que ganhou um prêmio em 2010 no concurso comemorativo dos 50 anos do Festival de Cinema de Animação em Annecy (França).

Veja:

Outro trabalho muito bacana dele é o curta “Alimation”, de 2011. A atmosfera da animação é linda, colorida e doce. A ideia do curta veio quando Alexandre sentiu um ronco na barriga. Ele combinou culinária com o conceito das máquinas que criaram o cinema.

alimation dubosc

Apenas uma parte dos doces são reais, enquanto os chocolates são feitos de argila. As comidas foram posicionadas sobre uma máquina rotativa, que as girava em uma velocidade constante para passar o mesmo efeito de um zootropo.

O zootropo, ou zootrópio, é um equipamento composto por um tambor circular com fendas, com sequências de desenhos dispostas em seu interior. Quando a máquina gira, as imagens parecem estar em movimento. O inventor foi William George Horner, 1834, que contribuiu para a história da animação.

Dubosc se baseia no conceito do zootropo para criar os seus “caketropes”.

Assista “Alimation”:

Em 2011, ele organizou também uma  exposição chamada “Food in Pictures” em Paris.  As fotos são lindíssimas:

A foto abaixo faz parte de sua outra série chamada “Spa”. Ela foi elaborada com uma máscara, argila e cola.

Para saber mais sobre o trabalho do artista, acesse seu canal no YouTube ou seu site oficial.