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15-01-19

5 atitudes que comprometem o sucesso do seu blog

Ter um blog é muito legal. Mas será que você está fazendo isso certo? Por que seu blog não está crescendo?

Os benefícios que os blogs trazem são evidentes. Eles podem auxiliar no Marketing Digital de pequenas e grandes empresas, assim como representam uma eficiente maneira de divulgar o portfólio de profissionais freelancers. Em algumas situações, quem tem um blog pessoal, por exemplo, pode investir em maneiras para monetizá-lo por meio de postagens patrocinadas, venda de infoprodutos, programas de afiliados ou complementos com outros canais de mídia que possam dar retorno financeiro, como o Youtube, por exemplo.

Os diferentes formatos de postagens que eles possibilitam também são um atrativo, afinal, em um blog você pode postar textos, fotos, GIFs, vídeos e arquivos de áudio.

Apesar de tantas vantagens, é comum alguns empreendedores abandonarem o blog alegando pouco engajamento por parte do público, baixa quantidade de comentários e raríssimas visualizações. Esses sintomas, na verdade, indicam que o seu blog não está sendo tratado da maneira como deveria. Existem uma série de equívocos que blogueiros iniciantes, e até os mais experientes, podem cometer. Por isso, para evitar praticar esses erros que podem comprometer o sucesso do projeto, é importante que você conheça alguns deles.

Veja alguns erros que um blogueiro deve evitar:

Baixa frequência de postagens

Imagem: “Business patience and low pressure take your time symbol – Ilustração” stock foto por Lightspring/Shutterstock.

O que torna um blog forte é o conteúdo. Um blog sem conteúdo, ou com pouco conteúdo, não possui apelo diante do público de leitores. A presença digital deve ser construída de maneira constante e um blog com poucas postagens tem presença digital praticamente nula. Isso ocorre porque, ao reparar que um blog apresenta baixa quantidade de postagens, o público perde o interesse em acompanhar ou até mesmo se esquece dele.

Sabemos que, dependendo do tipo de conteúdo e objetivo do seu blog é muito difícil manter um ritmo constante de publicações. Além disso, publicações ricas em informações demandam um elaborado processo de pesquisa. Afinal, um bom blog não se baseia somente em quantidade, mas em qualidade de informações. O ideal, para ter um número aceitável de publicações, a ponto de manter o interesse dos seus leitores, é elaborar um cronograma de postagens, organizando datas, horários e conteúdos. É válido também fazer uso de uma newsletter para manter os seus seguidores antenados com o seu blog. Dessa maneira eles serão avisados a respeito das novidades. Grupos no Facebook ou Whatsapp também são bem vindos a partir do momento em que você saiba gerenciá-los bem para não virar bagunça.

Não acompanhar os bastidores do seu blog

Imagem: “Big data concept – Vetorial” stock foto por victoria pineapple/Shutterstock.

Você pode e deve monitorar o andamento do seu blog obtendo números precisos sobre visualizações, horários e dias com mais visitas, bem como quais postagens foram mais acessadas. Para saber isso, utilize o Google Analytics. Ele traz essas e outras informações pertinentes sobre o desempenho do seu blog, auxiliando você a mensurar o que deve ser melhorado ou mudado nas suas postagens. Esse serviço é oferecido pelo Google e é gratuito. Para você ter uma ideia, pode saber quais posts são os mais acessados, qual a origem do tráfego (se o leitor chegou ali por meio de sites de busca, acesso direto ou outras fontes), de que região do mundo vem o acesso, entre outros.

Falta de atenção com a aparência

Imagem: “Web design vector illustration – Vetorial” stock foto por VectorMine/Shutterstock

Será que o seu blog tem um layout agradável? Será que as abas e os links estão bem distribuídos? É importante fazer essas perguntas na hora de procurar um diagnóstico para a falta de acessos. A questão do aspecto visual e de proporcionar fácil navegação são pontos importantes para sites e blogs. Sabemos que plataformas como o WordPress disponibilizam um variado repertório de templates para você escolher. Analise então se você optou pelo mais correto para compor o seu blog.

E falando em templates, preste atenção também em alguns plugins que podem ser úteis para você. No caso do WordPress, por exemplo, você pode instalar o Disqus, plugin voltado para gerenciar e interagir nos comentários. Há também plugins que facilitam o SEO do blog. Porém, nada de excessos. Instalar muitos plugins (muitos até sem relevância) pode afetar o bom desempenho do seu blog. Ou, falando de forma mais direta, deixar pesadão mesmo e demorado para carregar.

Veja aqui algumas dicas para melhorar a interface do seu blog.

Ignorar o SEO

Imagem: “Search Engine Optimization ranking concept” stock foto por eamesBot/Shutterstock

E falando nas técnicas de SEO, não deixe de lado esse detalhe. A otimização do seu blog é fator essencial para o público chegar até ele. Por essa razão, saiba como trabalhar bem as palavras-chaves referentes ao conteúdo do seu blog, tanto nas postagens quanto nos títulos. Além das palavras-chaves, aposte também nos links externos e também nos internos. “Aos olhos” do Google, tais links conferem autoridade e relevância para o blog. Tome cuidado para o uso de palavras-chaves ou títulos que não façam referência ao conteúdo real do seu artigo, ou palavras aleatórias usadas somente para tentar elevar o seu blog na lista de busca. Você pode ser punido pelo Google e descer no ranking de resultados.

Não divulgar

Imagem: “Girl mouth with megaphone” stock foto por MicroOne/Shutterstock

Um blog sem um eficiente trabalho de divulgação é como uma mensagem colocada em uma garrafa e depois jogada ao mar. Ou seja, assim como qualquer um pode encontrá-la, talvez ninguém possa encontrar também. A quantidade de blogs e sites jogados no vasto oceano virtual é enorme. Para que o seu não seja mais um, é necessário saber como utilizar as já citadas técnicas de SEO e também usar outros meios de divulgação. Parcerias com outros blogs é uma boa alternativa, assim como trabalhar de forma planejada com as redes sociais. Postagens moderadas no Twitter e a criação de uma página para o seu blog no Facebook são alguns exemplos interessantes. O Instagram pode ser uma ótima fonte complementar de acessos.

Conclusão

Se o seu blog não está indo bem, a culpa não é dele, mas de quem está por trás, nos bastidores (trago verdades…). Por isso, vale a pena refletir sobre a maneira que você está conduzindo o seu blog. Desse modo, é possível evitar cometer erros que são um empecilho para o seu sucesso.

Bons artigos!