-->

04-11-11

Otimizando a interface do seu blog

Blog dica

Quem tem um blog para alimentar sabe que existem coisas que se aprendem mesmo é na prática. Mas o Cutedrop veio facilitar sua vida e dar uma dicas para otimizar a estrutura do seu site.

Quem acha que o Design não anda de mãos dadas com o conteúdo está enganado. Você vai ver que algumas mudanças na interface do seu blog podem aumentar e muito o tempo de visitas dos seus leitores. Esta lista foi criada partindo de experiências próprias com o Cutedrop. São coisas que aprendi na marra, que ajudaram o Cutedrop a se tornar um blog mais agradável de ler, mais interativo e presente nas redes sociais. Impressionante ver como alguns detalhes ajudam e muito nos resultados. Veja só:

 

Busca

Um blog é uma enorme biblioteca de conteúdo. E se nem você se lembra de quando postou algo relacionado a um certo assunto, quanto mais seus leitores, né? Então, não deixe em hipótese alguma de incluir um campo de busca no seu site. Verifique também se a página que exibe os resultados está clara e objetiva, porque buscar e não encontrar é frustrante… Indo mais além, eu diria que vale mais a pena trocar aquele widget lateral de Arquivos, que mostra as datas dos seus posts, por um campo de busca. Afinal, é mais certo alguém se lembrar do assunto do que da data de uma publicação.

 

Menos é mais

blog dicas

Digamos que você vai em loja dessas de roupa, estilo magazine, e em vez de encontrar as roupas arrumadas por ocasiões, como infantil, praia e social, você encontra uma loja toda categorizada pelos tipos de tecidos. Seria uma loucura, não? Por isso, como diriam os mestres do Design, menos é mais. Organize as categorias do seu blog por temas principais e insira informações específicas de cada post nas suas tags.

Quer um exemplo mais claro? Este post faz parte da categoria Design. Imagine se existissem categorias especificando ainda mais, como Design, Design para web, Sites, Dicas, Blogs, Usabilidade etc. Em que categoria você clicaria para ler mais a respeito? Não é mais fácil concentrar o Design como um todo em uma área só para não assustar as pessoas em seu primeiro acesso? Para melhorar o SEO, basta inserir tags no seu post, mesmo que estas não apareçam de fato no seu layout.

 

A home é seu índice

Imagina uma revista. O que você tem na capa? Destaques de matérias. O que isso significa? Que você só precisa ler o que te interessa. Facilite os visitantes do seu site a verem quais os posts despertam interesse e evite exibir posts completos na página principal. Mostre resumos com links bem visíveis para o conteúdo interno (permalinks) na home e torne a navegação mais eficiente. Outra coisa, links completos na home desperdiçam um pageview. Quando um usário vê um post na home e clica para ler a matéria completa, isso conta 2 visualizações de página nas métricas de acesso.

 

Comentar é vida

Blog dicas - comentar

É tão lindo quando alguém quer dividir ideias ou expressar opiniões através de um comentário… Você não pode dificultar a vida dessa pessoa, né? Alguns blogs só permitem comentários através do Facebook, ou de quem está cadastrado em certos serviços como Live Id!, ou pior, algumas plataformas abrem o comentário em pop up ( tão anos 90…), correndo o risco de ser bloqueada por certos navegadores. Bom, se você não tem muita intimidade com o desenvolvimento de códigos para tornar a experiência mais acessível, um plugin muito bom e organizado é o Disqus, que oferece opções de comentários via redes sociais, replies entre usuários e mostra fotos de quem tem perfil no Gravatar.

 

Anúncios são anúncios

blog dicas

Parece óbvio, mas não é. Quem não fica com raiva quando acha que um texto destacado no post é um link para uma matéria e na verdade é uma palavra comprada para publicidade? Ou quando o post tem tantos banners interrompendo a leitura que você já não sabe mais o que é texto e o que é jabá? Não sou de forma alguma contra a publicidade em blogs, afinal todo blogueiro deseja ganhar umas moedinhas como reconhecimento do seu trabalho. Inclusive sou bem a favor (vale lembrar, haha). Mas acho que antes de explorar o leitor como fonte de renda, o blogueiro deve pensar que é ele que está dando acesso para o site. Pensando nisso, ele deve facilitar a vida do usuário e não enganá-lo ou chateá-lo com publicidade pipocante em lugares incovenientes do layout.

Sejamos éticos e usemos a publicidade em nosso favor, mútuo.

 

Muitas imagens, menos peso

Um blog, principalmente de Design ou Moda, é um repositório de imagens por natureza. Afinal, é bom que seus posts estejam sempre ilustrados com imagens para não tornar a leitura cansativa. Mas, por outro lado, não devemos abusar da capacidade de nossas queridas memórias e bandas largas e inserir imagens pesadas no background dos blogs, ou muitos recursos de JavaScript ou indexadores de fontes. Isso tudo pesa. Quer otimizar a velocidade de carregamento do seu blog? Invista com moderação nos pontos certos.

Quer uma dica boba mas eficiente? Em vez de subir imagens enormes para o blog e deixar a ferramenta redimensionar sozinha, suba a imagem já redimensionada, com uma qualidade boa para a web.

 

Padronize

Designer que é designer sabe que padrões são muito importantes para a usabilidade. No caso do layout, defina alguns padrões para manter a identidade do seu blog. Imagens de tamanhos diferentes alinhadas ora à esquerda do texto, ora à direita, ora centralizadas, causam uma confusão danada na leitura e dependendo de como estejam inseridas no meio do conteúdo formam indentações estranhas no texto… Uma viúva aqui, um órfão ali…

Não quero dizer que você só deva usar imagens que ocupem a largura toda da sua área de conteúdo, mas se você costuma usar imagens no meio do texto, defina o alinhamento delas.

 

Feed

O feed RSS faz parte indiretamente do seu layout. Não o abandone. Alguns blogs exibem problemas na hora em que os leitores tentam acompanhá-los via leitores de RSS, como o Google Reader. Você pode resolver isso de forma fácil, utilizando o Feed Burner como ferramenta geradora do .xml do seu RSS ou instalando plugins que melhoram a forma que o post é exibido nestas ferramentas “alternativas”. Uma opção é o Ozh Better feed para WordPress.

 

Estes tópicos não foram criados para intereferir diretamente no layout de ninguém, mas podem melhorar a estrutura por trás do acesso de quem curte o seu conteúdo e quer ver seu blog crescer sempre. Fica a dica!

Fonte das imagens.