-->

01-07-14

Mattel lança Barbie empreendedora (que tem até perfil no LinkedIn)

barbie-empreendedora

Nova boneca integra a linha ”I Can Be”, que estimula mulheres a serem o que quiserem.

A boneca Barbie, já velha conhecida nossa, já foi mãe de família, miss, evoluiu para paleontóloga e virou até astronauta.

Depois de conquistar mulheres de várias gerações, a Mattel resolveu investir numa linha um pouco mais séria: a Barbie empresária, parte da linha “I Can Be” (Eu posso ser, em português).

BarbieEntreBillboard_v31

Ela vem com um vestido cor de rosa, um penteado sofisticado, saltos pretos e suas ferramentas para estar sempre conectada: um tablet, um smartphone e um case com laptop.

Com o lançamento, a Mattel reforça a sua “I Can Be”, criada em 2010, em um esforço para mostrar carreiras modernas.  A nova Barbie, que ganhou até perfil no LinkedIn (veja aqui), chega às lojas em junho e estará disponível em quatro etnias, segundo o site internacional da CNN.

Em sua conta no Twitter, Barbie promoveu um chat, o #BarbieChat, pedindo aos seguidores que respondessem diversas questões sobre empreendedorismo e liderança.

Nas perguntas, a personagem usou a hashtag #Unapologetic, algo que em português seria ”sem remorso” ou ”sem culpa”, em referência a campanhas de algumas marcas, que destacam o fato de as mulheres sempre pedirem desculpas quando estão em ambientes considerados masculinos – como as empresas de tecnologia, ou se o fato de ser mulher fosse sinônimo de ser inferior, ou sem força.

Veja algumas das perguntas:

”Pergunta 8: Para os donos de seus próprios negócios, qual é o melhor em ser chefe?”

”Última pergunta! Quando você era jovem, qual era sua carreira dos sonhos ?”

”Pergunta 1: Qual o melhor conselho sobre carreira que você já recebeu?”

No site da empresa, também está disponível um guia para que as pequenas aprendam a empreender, com dicas e incentivos. O guia só está disponível em inglês. No site também é possível ver uma sessão inteira com homenagens e artigos sobre mulheres empreendedoras – entre elas a sensacional Sheryl Sandberg, que trabalha no Facebook.

Photographer John Fitzpatrick Stylist Jennifer Shaw
O que cabe na bolsa da Barbie? Carteira, tablet e smartphone.

barbie-empreendedora2

Barbie fashion e moderna, sem deixar de ser feminina.

Entrepreneur-Barbie-tip

Mensagem de incentivo: ”Você não pode ser o que você não pode ver”.

A campanha de lançamento é bastante inovadora, mas a revista americana Fast Company levantou um ponto importante: toda a campanha deve agradar muito mais as mães do que as crianças que brincam de Barbie.
Será que um smartphone e uma página no LinkedIn são realmente capazes de mostrar às meninas que elas podem sonhar em se tornarem empreendedoras na área que bem entenderem?

E você, o que acha? Compraria uma Barbie empreendedora para sua filha?