-->

02-12-15

Uma caneta que nunca mais vai deixar ninguém falsificar assinaturas

veripen3

Uma caneta, integrada com Arduino, que verifica se a assinatura foi feita pela pessoa certa.

Você é um bom imitador de assinaturas? Infelizmente, tem gente que tem o talento de imitar a caligrafia alheia, mas usa isso para além do divertimento entre amigos. Quando estamos falando sobre negócios e acordos, o caso se torna ainda mais sério.

Mas como resolver este problema, se o sistema de assinar papéis + mostrar documentos de identificação é tão obsoleto?

O designer sul-coreano Jihoon Suh teve uma ideia interessante, que foi seu projeto de graduação. Uma caneta que reconhece a digital e a assinatura do seu dono, a Veri-pen.

veripen1

Como assim?

A caneta, testada através de um protótipo feito com Arduino, é conectada a um sistema online. Ao usar pela primeira vez, o usuário faz login no sistema e cadastra sua assinatura para autenticação.

A partir daí, se sua assinatura for replicada em qualquer papel, a caneta reconhece a biometria (sua impressão digital) e verifica se a caligrafia é compatível com a cadastrada na nuvem.

VERIPEN-howto

Como diz o criador da caneta, Jihoon:

“Veri-pen traz a metáfora de “login” para o analógico. O usuário pode assinar em qualquer superfície. Os dados gravados são analisados para verificação e salvos online, enviados para a rede”.

veripen2

Veja o vídeo de demonstração e o funcionamento do protótipo:

veripen4

veripen-prototipo

A inovadora Veri-pen ganhou o primeiro lugar de uma seleção de 12 projetos de graduação na Tokyo Design Week 2015. Agora a gente torce pra que ela seja comercializada.

Saiba mais no portfolio de Jihoon Suh.