-->

02-09-13

JOBS, com Ashton Kutcher, finalmente estreia no Brasil!

Então, vamos falar de Jobs?
Dia 6 de setembro finalmente estreia o filme “JOBS”, dirigido por Joshua Michael Stern, que conta a história de revolucionário Steve Jobs. Tanto faz se você ama ou odeia a Apple. Vamos assumir que é tentador assistir a biografia de Jobs que, inegavelmente foi um representante e tanto da evolução do mundo dos computadores. Ainda mais quando falamos da integração desse universo binário ao Design.

No filme, Woz, sócio-fundador da Apple, e Jobs.

O filme conta a trajetória do fundador da Apple desde 1971 até 2000, e descreve a sua trajetória desde quando era hippie, até a fundação da sua icônica empresa, com seus altos e baixos. A história mostra as dificuldades da personalidade de Steve, e como a sua criatividade e sua paixão pela simplicidade e pelo Design influenciaram seus produtos.

Para os admiradores do ex de Demi Moore, Ashton Kutcher está incrível em sua atuação. Inclusive, o ator fez um discurso (para adolescentes) completamente inspirado pelo estilo de storytelling que Jobs utilizava em suas palestras. Ashton conta 3 lições que aprendeu da vida quando se chamava apenas Chris (Christopher). Repara em uma das frases que ele usa ao falar a respeito do que aprendeu sobre ser sexy:

A coisa mais sexy de todo o mundo é ser realmente inteligente. E pensativo. E generoso. O resto todo é lixo.

Sério, vale muito a pena dar play no vídeo deste discurso inspiracional. E babar com a influência do personagem sobre Kutcher.

Inclusive, uma curiosidade legal de saber é que Ashton Kutcher não foi escolhido para o personagem apenas por ser fisicamente parecido com Steve Jobs. Ele é um entusiasta tecnológico. E foi o primeiro a conseguir um milhão de seguidores no Twitter. Além disso, comprou ações do Skype, Spotify e Airbnb antes das empresas alcançarem sucesso comercial (infos via).

Jobs de verdade e sua versão na ficção.

Claro que é complicado condensar uma vida inteira em poucas horas de filme, por isso, quem espera uma super e detalhada história pode correr o risco de se decepcionar. Afinal, não estamos falando de uma trilogia, ou de um documentário. Inclusive o já citado Woz (Steve Wozniak), co-fundador da Apple, não curtiu muito o que viu nas telas (saiba mais).

Mas é interessante ver com os próprios olhos, até mesmo comparar com outras obras que já trataram do mesmo assunto, como o clássico Piratas do Vale do Silício, que você pode assistir completo neste post. Este filme, de 1999, conta a história de Steve e Bill Gates, sem foco em nenhum dos dois personagens em especial.

Piratas do Vale so Silício: Noah Wyle (Steve Jobs) e Anthony Michael Hall (Bill Gates).
Piratas do Vale so Silício: Noah Wyle (Steve Jobs) e Anthony Michael Hall (Bill Gates).

Pra quem ainda não viu o trailer, segue o vídeo:

Para saber mais, você pode visitar o site oficial.

Lembrando que sexta-feira dia 6, o filme estreia nas telonas nacionais.