-->

07-01-14

Eyes on the road: um app para motoristas desconcentrados

eyes-road1

Um aplicativo inteligente para ajudar os motoristas a se concentrarem no que realmente importa.

Dirigir e ouvir os alertinhas do WhatsApp. Tentar se localizar com o GPS e receber uma ligação. Uma chamada, duas, três! Atualmente, a tecnologia nos deixa super comunicáveis, mas com isso, corremos o risco de ficar menos focados no que deveríamos. Como dirigir.

O trânsito exige atenção, e não é de hoje que a gente sabe que usar o celular e o volante ao mesmo tempo não dá certo. Mas como fazer pra resistir a tantos alertas? Desligar o celular? Mas e se for urgente? Não atender e ter que ignorar chamadas insistentes?

eyes-road5

Usar o celular (digitar) enquanto se dirige aumenta o risco de um acidente em 2.8 vezes.

Tentando ajudar os motoristas ansiosos, a Samsung, em parceria com a Cheil, agência de Cingapura (ou Singapura), criou o Eyes on the road App.

O aplicativo, uma vez instalado e ativado, reconhece quando o carro está a mais de 20 km/h e bloqueias chamadas, alertas de mensagens e de redes sociais. Além disso, envia uma mensagem automática a quem tentar se comunicar com o motorista, avisando que naquela hora ele está ocupado dirigindo. Assim, não precisa passar por mal educado.

eyes-road4

Isso é possível através do recurso Sensor Fusion, que é a soma dos sensores de luz, acelerômetro (movimentação e direcionamento da tela), magnetômetro e giroscópio (sensor de eixo) presentes nos smartphones mais novos, combinado às torres GSM, ou seja, torres de identificação de sinal do seu celular.

eyes-road2

eyes-road3

Para desativar o aplicativo, basta fazer isso manualmente, quando chegar ao destino, ou ele faz isso sozinho, após 15 minutos ocioso.

Veja o case:

Para baixar o Eyes on the road para Android, clique aqui. Ou saiba mais no página do Facebook.