-->

21-02-14

#cutetalk com o criador dos toys pensadores, os Toysquotes

TQ

toys1

Desenhos fofinhos e citações famosas: conheça os “Toysquotes”.

Criada em agosto de 2013, a página “Toysquotes” no Facebook está fazendo o maior sucesso. Os desenhos, criados pelo designer e publicitário carioca Sanches Jr. mostram, com bom humor, ícones do cinema, da TV, da música e da cultura pop em formas redondas e fofinhas.

Com mais de 15 mil likes e ilustrações postadas quase que diariamente, Sanches falou comigo sobre seu trabalho, inspirações e o sucesso da fanpage.

Confira:

toys-frida

Pra começar: como surgiu a ideia da página Toysquotes?

Apesar de amar ilustração, meu caminho sempre foi para o design. Usava a ilustração como diferencial. Mesmo assim, poucas vezes eu fui solicitado para fazer esse tipo de trabalho. Desde que abri minha agência em 2009, fiz algumas ilustrações para editoriais. Então com o tempo eu deixei de lado esta habilidade para usar como hobby.

A Toysquotes é minha válvula de escape. Comecei fazendo toys nerds, baseado em gostos pessoais. O primeiro foi o Darth Vader e eu gostei do resultado. Assim nasceu a página.

toys10a

toys9

1506914_192371234293055_499936387_n

Quanto tempo vc demora, em média, pra fazer um toy? Tem algum preferido?

De 15 a 30 minutos, dependendo da complexidade do personagem que eu quero desenhar. Alguns exigem mais tempo pra poder estudar as características. Como se trata de desenhos muito simples, poucas mudanças exigem de um toy pro outro, a diferença fica no detalhe. O cabelo é o que mais dá trabalho. Com o Chico Buarque eu tive que buscar o olhar caído dele, a olheira, pra poder caracterizar o toy. Não bastava só colocar um olho verde. São esses detalhes que me tomam mais tempo.

E escolher a frase também. Pesquiso pra saber se a frase foi dita pelo personagem mesmo. O meu toy preferido é o do Indiana Jones. Coloquei sombra, fiz um cenário e é um dos meus ícones preferidos do cinema.

1470048_177299989133513_138220369_n

A página já está com mais de 15 mil likes (mesmo com todas as restrições do Facebook para fanpages atualmente). Esperava que fosse todo esse sucesso? 

Na verdade, não esperava em nada esse sucesso. Fiz por puro hobby. Comecei criando a página convidando meus amigos, e com o tempo acabou viralizando. Ganhei muitos seguidores com o post do Steve Jobs, e a partir daí a página foi crescendo. Em alguns blogs, a Toysquotes foi escolhida uma das 5 páginas mais legais do Facebook e isso também ajudou a página a crescer, o que me encheu de orgulho e me motivou a continuar fazendo mais toys.

toys4

Já aconteceu alguma situação engraçada por causa de algum desenho?

Teve uma situação engraçada , quando minha namorada sugeriu pra fazer a Lorelai de Gilmore Girls. Eu evitava, não queria fazer. Além da personagem ser difícil de desenhar, eu não assistia a série e não achei que fossem gostar. Evitei por muito tempo. Ela sempre me pedindo e ficando chateada porque eu atendia a pedidos de fãs e o dela não. Então um dia eu estava travado e daí ela veio me sugerir novamente pra fazer a Lorelai. Fui procurar uma frase da personagem e achei a frase perfeita:

“Contanto que tudo esteja exatamente como eu quero, sou totalmente flexível.”.

Pronto, resolvi fazer essa frase justamente pra minha namorada e foi um dos toys que mais fez sucesso.

1455116_175232856006893_20405363_n

No início você postava, basicamente, sobre cinema e séries. Ultimamente você tem postado imagens de ícones da cultura pop – William Bonner, Lulu Santos e a última, Valesca Popozuda.
Foi um caminho natural do seu trabalho ou você fez esses a pedido de fãs?

Foi um caminho natural. Muitos fãs me pedem toys de alguma série ou algum artista que não conheço, e não vejo porque fazer no momento. Mas se eu percebo que vai agradar muita gente, também não vejo porque não fazer. Já outros compartilham do mesmo gosto, o que eu acho mais legal e faço com mais prazer.

Percebi que os toys com letras de música são os mais curtidos e compartilhados, isso influencia um pouco o modo como eu posto. Mas nunca deixo minha alma nerd de lado. Quando percebo que tem muitos cantores na página, lá vou eu catar personagens do cinema ou de séries pra colocar na página, mesmo que ninguém curta.

1488103_178338369029675_941019293_n

toys-silvio12

Você sempre gostou de ilustração/desenhos? Tem algum artista que seja uma influência pra você?

Desenho desde a infância e sempre tive certeza que trabalharia com isso. De certo modo não estava errado, continuo na parte de criação, o que é muito prazeroso. Mas a minha maior realização pessoal e profissional é trabalhar pra um grande artista e pra mim um dos maiores do mundo, o Mauricio de Sousa. Meu sonho de criança era ser desenhista da Turma da Mônica. Não consegui, mas hoje minha agência é responsável pelo novo site da Turminha, e isso me satisfaz de uma forma indescritível. É um fã trabalhando pro seu ídolo.

toys3

Você parece gostar bastante de cinema e séries. Qual foi o último filme que você assistiu e gostou? Qual sua série preferida?

O último filme que acabei de assistir foi ”Philomena”, que está concorrendo ao Oscar de melhor filme. Eu e minha namorada estamos fazendo uma maratona pra assistir todos os filmes indicados ao Oscar. Mas gostei mais do ”O Lobo de Wall Street”. Minha série preferida é Doctor Who, mas tenho assistido viciadamente ”Scandal”.

toys5

toys06

1170957_154545574742288_1474146450_nVeja mais toys na fanpage oficial.