-->

19-02-14

A origem dos ícones mais conhecidos de User Interface

ui-icones-0destaque

De onde veio o símbolo de USB, o Bluetooth, o arroba? Vem conhecer a história do nascimento dessa galera.

Você já está tão acostumado em ligar e desligar o seu computador, ou conectar o seu cabo USB, que talvez nunca tenha parado pra pensar “mas de onde surgiu esses símbolos”? Por que usamos @ para email, ou por que o “pausar” são 2 tracinhos?

Um infográfico muito interessante no Visually mostra a origem deste ícones de interface do usuário presentes no nosso cotidiano tecnológico. E trouxemos o conteúdo para este post, livremente traduzido, para te ajudar a entender.

Chega mais:

1) Ligar/ desligar

UI-icones1

Sua origem está ligada ao sistema binário utilizado pelos engenheiros na Segunda Guerra Mundial, no qual 1 significava “ligado”, e o zero, “desligado”. Em 1973, a Comissão Internacional Eletrotécnica chegou à conclusão de que um círculo interrompido por uma barrinha no centro, relembrando o sistema binário, representaria o estado de “standby” dos aparelhos eletrônicos. Mas o Instituto dos Engenheiros de Eletrônica e Elétrica (IEEE) achou a definição muito vaga, e resolveu que o símbolo deveria simplesmente representar “ligado / desligado”.

2) Ethernet

ui-icones2

Foi mais recentemente projetado por David Hill, da IBM. Segundo Hill, o ícone fazia parte de uma série de projetos para representar várias redes conectadas ao mesmo tempo. O conjunto de blocos, propositalmente não hierárquicos, mostram computadores e terminais. Apesar de David não mencionar os sketches de Bob Metacalfe, parece que serviram como alguma fonte de inspiração.

3) Bluetooth

ui-icones3

Há uma lenda sobre um rei dinamarquês, Harald Blatang, que era um apreciador de “blueberries”. Até que um dia um dos seus dentes (tooth, em inglês) ficou permanentemente azul. Por isso, blue tooth. E não para aí. Olhando bem, parece mesmo que o símbolo são as iniciais do nome de Blatang.

Bom, depois dessa história toda, o fato é que  o primeiro receptor Bluetooth tinha uma forma meio de estranha, parecida com dentes, e, provavelmente, era azul.

4) Pause

ui-icones4

Assim como o Bluetooth, existem várias suposições a respeito da sua origem. Uma delas seria um “stop” apagado no meio. Mas, o infográfico aposta em uma verdade musical: o símbolo faria menção à cesura, que significa uma longa pausa em partituras.

cesura01

“Caesura” musical

5) Play

ui-icones05

Infelizmente, assim como o “pause”, não existe uma origem certa do símbolo de  “play”. Tanto ele, quanto os outros que nasceram antes mesmo dos computadores, têm sua origem meio nebulosa. Quem se lembra dos aparelhos de som dos meados dos anos 60 (aqueles mesmo, que tocavam fita), vai se lembrar também dos símbolos de “avançar” e “rebobinar”.

6) USB

ui-icones6

Uma referência ao tridente de Netuno. No lugar das extremidades pontiagudas, aparecem formas geométricas como o quadrado, o círculo e o triângulo. Isso pra mostrar a diversidade de periféricos com o qual o USB pode se conectar.

7) Arroba (@)

ui-icones09

O único ícone que tem um lugar na coleção de arquitetura e design no MoMa. Chamado de caracol pelos franceses, ratinho pelos chineses, e rabo de macaco pelos alemães (?), o símbolo tem sobrevivido desde os primórdios da internet.

Em 1971, Raymond Tomlinson, desenvolvedor da Bolt, Beranek & Newman, decidiu usar o símbolo como um separador entre os endereços web e os nomes dos usuários.

Voltando ainda mais na história, em 1885, o @, conhecido como “a comercial”, ganhava fama, uma vez que começava a fazer parte do teclado das máquinas de escrever “American Underwood”.

E diz a lenda, que os monges do século VI usavam o @ como substituto da palavra em latim “ad” (que em tradução livre quer dizer “para” ou “em”), para não ser confundida com A.D. (Anno Domini, ou, em português, Depois de Cristo).

8 ) Command (Apple)

ui-icones10

De acordo com Andy Hertzfeld, integrante do time de desenvolvedores do Mac, a ideia era criar uma tecla especial, que quando combinada com outras, realizasse funções específicas. Quando apresentada a ideia a Jobs, a tecla era representada pelo símbolo da Apple, a maçã. Steve Jobs reprovou a ideias, dizendo que já existia o logo na tela, e era um desperdício usar o logo em vão.

Com isso, a artista Susan Kare, que criou vários ícones usados no Mac, debruçou-se sobre um dicionário de símbolos e encontrou um ícone floral, que, na Suécia, significava uma notável atração a céu aberto. Pronto, ele logo se tornou o nosso conhecido “command”.

9) A roda da morte

ui-icones11

Quando ela aparece, todo mundo faz cara feia. A roda, ou círculo da morte, é um ícone muito pouco amado. A Apple batizou o ícone de “spinning wait cursor”, e é uma evolução do reloginho usado nas primeiras versões do Mac OS. Mas há humores de que é um círculo hipnótico.

10) Sleep

ui-icones7

Após aquela convenção do IEEE sobre o símbolo de standby, que acabou virando “liga/desliga” (lembra?), algum outro precisava então designar o estado de “nem ligado nem desligado” dos aparelhos eletrônicos. O símbolo e o nome mudaram. O “sleep” ficou representado pela lua, nos EUA e Europa, e no Japão, por exemplo, você encontra algumas teclas com “zzz”.

11)  FireWire

ui-icones08

Leigamente falando, o FireWire é semelhante a uma conexão USB, mas com velocidade muito superior. Sua representação gráfica com 3 extremidades está associada à dados, audio e vídeo, que podem ser transferidos através da sua tecnologia. Inicialmente sua cor era vermelha, mas sabe-se lá porque, virou amarela.

Gostou? O infográfico completo está aqui.