-->

22-05-14

A identidade dos 450 anos do Rio é carioca, minimalista e feliz

rio450-5

A identidade dos 450 anos do Rio está bem diferente do que a gente está acostumado a ver por aí. Sim, e isso é bom!

Para comemorar os 450 anos do Rio de Janeiro, a cidade precisava de uma identidade visual. E para isso, a prefeitura realizou um concurso no início de 2014.

O briefing era lindo: usando como referência a identidade criada por Aloisio Magalhães (saiba mais sobre ele aqui) para o IV centenário da cidade, o objetivo era demonstrar, através de um símbolo, o que tinha de mais carioca no Rio, fugindo de clihês como Pão de Açúcar ou Corcovado. Bom, né?

Identidade criada por Aloisio para o Rio de Janeiro.

Identidade criada por Aloisio para o Rio de Janeiro.

E a identidade final veio da agência Crama Design Estratégico, que disputou com 27 concorrentes e saiu vencedora, mostrando que o que o Rio tem de mais carioca é o próprio carioca, oras.

Usando os números que compõem a idade da cidade, a agência conseguiu elaborar uma síntese visual que reflete a alegria de quem mora por aqui. Sem degradês, sem explosão de cores, sem fontes arredondadas e “tropicais”. Pura forma. Pura Gestalt. Bem “Aloisiana”.

Veja o resultado, que é super versátil:

rio450-1

rio450-3

O site comemorativo também está no ar, com programações de eventos para o período, e com a marca disponível para download.

E aí, querido designer , o que você achou?