-->

06-08-15

O artista que cria peixes quase reais utilizando tintas e um truque genial

goldfish4

Olhando rápido, talvez você nem perceba que o recipiente cheio de água com peixinhos na verdade se trata de uma pintura tridimensional.

Riusuke Fukahori é nome do artista especialista em pintar peixes dourados e enganar os nossos olhos.

Mas nem sempre foi assim.

Riusuke passava por uma crise profissional. Após 5 anos de formado na faculdade de artes, ele se encontrava distante do seu ideal de trabalhar diretamente com o que gostava. Até que, desanimado e estafado, deitou na sua cama. E prestou atenção no seu aquário com um peixinho dourado fêmea, chamada Kim-Pin. De um jeito diferente, percebeu que a beleza do peixe seria a sua salvação. A partir daí, resolveu pintar os goldfishes, que tornaram seu trabalho famoso mundialmente. Essa é a história que o artista conta em seu portfólio.

“Eu chamei aquele acontecimento do dia de “Kingyo Sukui (A salvação do peixe dourado).”

goldfish7

Entre suas pinturas e instalações, os seus trabalhos mais fascinantes são as resinas.

Fukahori pinta imagens de peixes no fundo de recipientes que, ao fim do trabalho, parecem saltar aos olhos. Para isso, Riusuke utiliza um “truque” de ilusão de óptica: ele separa sua arte em etapas. Cada etapa de pintura é recoberta por uma camada de resina, que confere mais volume e tridimensionalidade a cada aplicação. Quando uma camada de resina seca, ele pinta mais detalhes do peixe dourado por cima.

Além disso, a resina simula o brilho da água e deixa tudo ainda mais fascinante.

goldfish1

goldfish3

goldfish2

goldfish6

Confira o vídeo abaixo, que mostra o seu processo criativo.

Você pode ver os trabalhos de Fukahori no site Goldfish Salvation ou na sua página no Facebook.