-->

10-09-15

MakeUp Art: conheça o trabalho de quem faz arte com maquiagem

makeupartist-geometric

É arte ou maquiagem? Trabalhos incríveis de pintura facial, incluindo clássicos nomes da música.

Nem tela e nem papel. Um MakeUp Artist é o profissional que tem o rosto como plataforma. Ele está no cinema, teatro, moda, música, TV… E inspira beleza, fantasia ou terror, dependendo da criatividade! O trabalho manual de pintura corporal pode ser rico em formas, cores e texturas, capaz de transformar o rosto de uma forma impressionante. Ou mutante, como o maravilhoso do David Bowie.

Life on Mars? é de 1971, do álbum Hunky Dory, o quarto na lista cronológica. Bowie imaginava seus personagens junto a Pierre Laroche e é dele que vamos falar primeiro.

b4

Oh eles aí!

Pierre e Bowie juntos eram tendenciosos. Queriam mesmo parecer ter acabado de chegar do futuro. E eles sabiam fazer isso direitinho!

b1

Twiggy e Bowie ( <3 )

b2

Life on Mars?

b3

Aladdin Sane

b6

Ziggy Stardust

Pierre era tão bom, que trabalhou também no clássico musical The Rocky Horror Picture Show e com outras lendas, como Mick Jagger.

b5

Tim Curry em plena montação, com o assistente de Pierre.

Mas não era só Bowie que levava um bom tempo no backstage. Bandas como Kiss e New York Dolls também chamavam a atenção com suas performances. O Glam Rock, vertente musical que estourou no início dos 70, pedia cílios postiços, purpurina, salto alto, batom e lantejoulas. O pessoal se pintava para frequentar os melhores clubes da cidade de Nova York e Los Angeles. Sabe quem faziam as pinturas incríveis no Kiss? Os próprios músicos!

Cada um imaginou o personagem que queria encarnar e lá foram eles destruir Detroit Rock City. Inspirados em quadrinhos e filmes de ficção científica, Gene Simmons, Ace Frehley, Peter Criss e Paul Stanley viraram respectivamente The Demon,  Space Man, The Cat e Starchild

Quer fazer um makeup Kiss e não sabe como? Se liga no tutorial que o próprio Gene preparou para o canal Cosmopolitan.com:

Os bons ventos também sopraram purpurinas aqui no Brasil. Num país como o nosso, isso já era de se esperar. Secos e Molhados e Casa das Máquinas também eram autodidatas no carão, numa época em que o termo ainda nem existia.

s1

s2

Além de Pierre Laroche, queridinho de Bowie, Kiss e Secos e Molhados, selecionamos alguns make up artists talentosos da atualidade para você conferir a make que vai muito (muito mesmo!) além da base. E vale pensar em Carnaval sim!

Vamos lá:

Vero Nic

Veronica é fotógrafa e também especialista em MakeUp Art, retouching e não poupa material em nenhuma modelo.

veronica_colored-powder_2

veronica_colored-powder

veronica_liquid-face

veronica_Eyelashes

veronica_Mousson-Atelier-jewelry-collection_3

veronica_Mousson-Atelier-jewelry-collection_Mousson-Atelier-jewelry-collection-2

veronica_Mousson-Atelier-jewelry-collection_Mousson-Atelier-jewelry-collection

veronica_fabric-face

Veja mais trabalhos de Vero Nic aqui.

Valeriya Kutsan e Alexander Khokhlov

Como ninguém trabalha sozinho, um makeup artist tem o fotógrafo como melhor amigo. Valeriya Kutsan e Alexander Khokhlov já fizeram alguns trabalhos juntos, e olha o resultado que lindo! Tem uma matéria só sobre eles neste post.

2

8

9

10

12

7

14

13

Veja mais trabalhos da dupla aqui  e aqui.

Ayami Nishimura

Ayami Nishimura é japonesa residente em Londres desde 93. Seu estilo é influenciado por suas origens, com referências à tradição gueixa e à arte oriental.

MUA_Ayami-Nishimura-PHOTO_-Rankin

brasil

1

2

3

4

5

Quer ver mais? Clica aqui!

Topolino

Para fechar bonito! Topolino é amante do experimental e totalmente visionário, da galera que acompanhava Alexander Mcqueen. Utiliza materiais como penas, flores, vidro e metal.

topoemc

3

5

4

carnaval

Tem mais aqui

olho

Peraí, que eu quero ver tudo de novo!