Press ESC to close

Agora sim! Um trabalho completo de design para a cidade de NY

ny-destaque

Mais de 250 ícones, 2 famílias tipográficas, um novo site e novas peças de comunicação para a metrópole mais movimentada do mundo.

I <3 New York. Qual designer não conhece esta identidade? Mas nem só deste símbolo famoso, criado por Milton Glaser em 1977, vive o design da cidade.

iloveny

Em 2007, a agência Wolf Ollins criou uma identidade para a NYC & Company, a organização oficial de marketing e turismo da cidade.

Identidade criada em 2007
Identidade criada em 2007

A identidade seguia padrões bem geométricos e modulares. Um modelo flexível para abrigar visualmente as demais atividades culturais, turísticas, gastronômicas, entre outras tantas da cidade.

No entanto, o design da identidade não abrangia outros materiais como iconografias ou tipografias exclusivas. E agora, em 2016, a própria NYC & Company, com um time interno de 22 designers, criou estes novos materiais.

As criações abrangem 2 famílias tipográficas, a NYC Sans e a City Block, além de ícones, peças de divulgação, uma nova paleta e o lançamento do site institucional NYCgo.com.

nyc-go

A NYC Sans, inspirada na famosa Helvetica, possui uma variedade de caracteres extensa, como diferentes versões de M ou N, pensadas propositalmente para refletir a diversidade presente na metrópole. A inspiração veio da fonte utilizada no sistema de transporte da cidade, desenvolvida em 1972 por Massimo Vignelli.

nyc-animated

nycfont2

Além da tipografia, um conjunto de mais de 250 ícones foi ilustrado seguindo a identidade visual, incluindo elementos relacionados a turismo, clima, comida, governo e informações gerais. Esta etapa do trabalho teve a participação de diversas agências da cidade (houve o envolvimento de mais de 400!), deixando o projeto mais democrático.

O vídeo abaixo também pode ser visto no Instagram oficial da NYCgo.

nyc-cat

nyc-icos1

nyc-icos2

Além da tipografia e iconografia, as peças de comunicação também foram atualizadas, seguindo um padrão de cores vibrantes, com referências da PopArt de Roy Lichtenstein. O preto é a cor primária da paleta, mas nunca é usada sozinha, sendo acompanhada do amarelo presente nos táxis, pelo roxo, laranja ou ainda por dois tons de verde, inspirados na Estátua da Liberdade.

nyc-animated2

ny-brand

Veja um resumão do projeto neste vídeo:

Uma cidade como New York merece um trabalho de design tão caprichado como sua fama pelo mundo.

Fontes (Creative Review, NYCgo, Untapped Cities, FastCo)

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram