16-01-17
Você sabe o que é marbling? (+bônus: download de 10 texturas free!)
Uma técnica de pintura que faz de cada elemento colorido único, pois o padrão nunca se repete. Um método incrível com várias curiosidades. E ainda um pacote de texturas gratuito pra baixar!
Marble, em inglês significa mármore e também bola de gude. Não por acaso, ao colorir algum elemento usando o marbling, ele vai trazer à sua memória uma destas duas referências.
Origem
O “pai” mais distante do marbling é o método denominado Suminagashi (墨 流 し) ou “tinta flutuante”: processo de marmorização de papel com nanquim e água, utilizado no Japão no início do século XII, para escrever poemas e textos budistas.
Capa criada através de Suminagashi (via)
Outras fontes, porém, apontam como o parente mais fiel do marbling atual o método criado na Turquia no século XV, de onde vêm os livros mais antigos coloridos com a mesma técnica.
Já na Europa, o livro mais antigo a utilizar a marmorização é datado de 1604.

Livro de 1870 com marmorização na capa (via).
Onde o marbling pode ser aplicado?
A marmorização é um método de surface design aquoso, que pode produzir padrões semelhantes ao mármore liso. Os padrões são o resultado das tintas flutuando em água pura ou em uma solução viscosa, transferidas para uma superfície absorvente, como papel ou tecido.

Convite de casamento (via)

Marmorização de livros pela Folio Society

Laterais de livros

Caixas de presente por Ilinka

Design de identidade visual por Robot Food
Muito utilizado em encadernação, o marbling foi abraçado por outras áreas artísticas, artesanais e até mesmo pelo campo da estética e beleza, veja só:
Customização de roupas e acessórios:
Técnicas
Existem algumas técnicas para a marmorização. Uma das mais fáceis é pingar gotas de esmalte em um recipiente com água. Você não precisa pintar somente unhas usando esmaltes. Pode servir para personalizar itens de decoração também! Veja só:

DIY – faça suas canecas marmorizadas (tutorial)
Criando um cachepô multicolorido (tutorial)
Ovos decorativos de Páscoa (tutorial)

Caixas de madeira (tutorial)

Vasos, velas e azulejos porta-copos (tutorial)
Uma dica é: ao usar esmaltes para pintar materiais que não sejam porosos como papel, você pode usar removedor de esmaltes ou acetona para limpar a pintura e começar de novo.
Para a pintura de papeis, existem as tintas especiais para o marbling no mercado. Basta pingar algumas gotas na água e formar o seu pattern dinâmico.

Diferentes formas de desenhar seu padrão de cores (via)
Outros materiais, como giz, tintas spray e tintas a óleo são utilizados. Você pode ver tutoriais usando materiais alternativos aqui.
Veja o passo a passo dessa atividade incrível:
Bônus
Para completar este post, um pacote de 10 texturas marbling completamente gratuito para baixar! Faça o download aqui.
Conhece algum material legal usando marbling? Comenta aqui!