-->

12-01-17

5 dicas para deixar seu local de trabalho mais eco-friendly

ecofriendly

É possível pensar em natureza mesmo trabalhando em um escritório no meio da cidade grande? Sim!

A vida moderna está se voltando para a natureza. Os últimos anos foram reflexos do retorno dos seres “urbanos” às suas raízes, que começaram a colocar mais verde no seu dia-a-dia: hortas adaptadas em varandas de apartamentos, transporte sem emissão de gases poluentes, uso da bicicleta para pequenas distâncias, maior consciência com desperdício de água e reutilização de elementos descartados.

Orégano em potes de vidro via)

Orégano em potes de vidro (via)

Horta vertical com garrafas PET

Horta vertical com garrafas PET

Não é à toa que a cor de 2017 escolhida pela Pantone foi o verde, batizado de Greenery. Segundo a fabricante, a escolha da cor se baseia neste novo conceito de vida na cidade grande:

Greenery é a neutralidade da natureza. Quanto mais submersos na vida moderna,  maior será desejo inato de mergulhar na beleza física e na unidade inerente do mundo natural. Esta mudança é refletida na proliferação de todas as coisas expressivas de Greenery no cotidiano, através do planejamento urbano, arquitetura, estilo de vida e escolhas globais de Design. Uma constante na periferia, Greenery agora é trazida para a frente – uma matiz onipresente ao redor do mundo.

Greenery-Pantone

Mesmo que você não trabalhe diretamente com nenhum assunto relacionado à sustentabilidade, atitudes mais amigáveis com o meio ambiente podem se tornar um hábito até mesmo no seu local de trabalho. Ideias simples para fazer de você um designer mais consciente em tempos de busca de soluções para a manutenção da vida saudável no planeta. Confira:

1. Você precisa mesmo imprimir isso?

A vida em agência é repleta de reuniões com clientes e aprovações com diretores. Para isso, centenas de ideias são impressas e levadas de um lado para o outro da empresa, para serem aprovadas (ou desaprovadas). Rever a necessidade de tantas impressões pode ser o começo de um trabalho mais verde. Será que alguns trabalhos não podem ser vistos na tela?

De qualquer forma, é inevitável que algumas ideias precisem mesmo ser impressas, ainda mais quando se trata de Design Gráfico ou, no caso da publicidade, de criação de anúncios para jornais ou revistas. Mas reduzir a quantidade já pode ajudar.

Para imprimir páginas da web eliminando informações que não são interessantes para a sua impressão, você pode usar o Print Friendly, que permite que você elimine textos ou imagens da página selecionada antes de enviar para a impressora.

"Senta aqui, vamos conversar."

“Senta aqui, vamos conversar.”

2. Use papeis impressos como rascunho

Sabe aquelas ideias que você precisou imprimir para apresentar? Depois da reunião com o seu diretor, não jogue os papeis no lixo! Leve-os de volta para sua mesa e use o verso das folhas como espaço para brainstorming. Pode ser muito útil. Pra você e pro meio ambiente.

Outra ideia é encadernar artesanalmente e fazer um sketchbook estiloso. Você pode aproveitar outros tipos de papel para fazer os cadernos, como sacolas de papel, mapas e livros antigos.

Cadernos feitos com mapas, livros e papeis em desuso (via)

Cadernos feitos com mapas, livros e papeis em desuso (via)

Sketchbook feito com sacolas de papel (via)

Sketchbook feito com sacolas de papel (via)

3. Adote uma caneca

Em escritórios, é muito comum o uso de filtros de água com copos plásticos ou recipientes descartáveis para o cafezinho. Deixe este tipo de copo para eventuais visitas e clientes (ou, se possível, mantenha copos de vidro mesmo) e adote uma caneca pra você. Uma não; duas: uma pra água e uma para o indispensável café.

Assim, você pode lavar sua caneca (sem gastar água demais…) e voltar a utilizar, sem gerar lixo algum para matar a sua sede ou seu sono.

coffeetime

4. Menos pilhas e baterias

Uma coisa que sempre me perguntei foi: será que os teclados e mouses sem fio são realmente vantajosos? Por um lado, a estética minimalista e a elegância de uma estação de trabalho sem fios. Por outro, pilhas e pilhas trocadas praticamente a cada dois meses para manter teclado e mouse conectados via bluetooth ao computador.

Não dá pra negar que a ausência de fios tem sim suas vantagens, principalmente quando se trata de um local de trabalho itinerante. Mas, se possível, reconsidere alternar suas opções.

hands-woman-apple-desk

5. Separe o lixo gerado

Passar o dia trabalhando garante uma boa quantidade de lixo seco gerado por dia. Quer ver? Aquele biscoitinho que veio em uma embalagem de papel, os papeis amassados das ideias que deram errado, as pilhas do controle remoto da TV que você usa para apresentar projetos. Se você adotar o costume de separar o seu lixo, pode buscar por uma companhia de coleta seletiva na sua cidade.

Separar o lixo não significa ter um monte de lixeira feiosa espalhada pelo seu ambiente de trabalho. Existem várias ideias de deixar a coleta mais harmoniosa com a decoração.

coleta seletiva decor

ikea2

 

Para entender melhor sobre o lixo reciclável:

coleta-seletiva1

Tem mais ideias para deixar seu local de trabalho mais sustentável? Comenta aqui!