28-09-17
Logos criativos utilizando o famoso (&) Ampersand
Uma lista de inspirações de logos com o caractere mais lindo e flexível de qualquer família tipográfica: o ampersand,
Se existe um caractere muito querido entre os presentes em uma família tipográfica é o Ampersand. Aquele simpático “et” comercial é um misto entre significado e ornamento que deixa os designers fascinados.
E se tem uma coisa que combina muito bem com ele é identidade visual. Não precisa nem fechar os olhos pra lembrar de algum logotipo que tenha um “&” no meio.
Mas em meio a este oceano de variedades, existem algumas identidades que merecem respeito. Tanto pela capacidade de síntese, quanto pela elegância.
E o Cutedrop veio fazer uma criteriosa seleção que vai te inspirar & animar. Confira:
1. Mother & Child
E a lista começa nivelando por cima com este cláááássico do Design!
“Mother & Child” foi uma revista que não chegou a ser publicada. Mas sua identidade foi criada por Herb Lubalin e Tom Carnase em 1965 e se tornou um ícone incrível que mostra a capacidade de transformar tipografia em símbolo.
Herb Lubalin foi o tipógrafo e designer por trás da criação da fonte Avant Garde, além de outras peças mundialmente famosas.
2. Victoria & Albert Museum
Criado por um dos principais nomes do design gráfico britânico, Alan Fletcher, em 1990, este logo para o Victoria & Albert Museum respira elegância com o uso da tipografia Bodoni. A sacadinha de transformar o Ampersand no traço da letra “A” nos prova que o bom uso da forma faz toda a diferença. O símbolo foi tão pregnante que continua igualzinho até hoje, sendo utilizado na identidade gráfica do museu.
Alan Fletcher foi um dos fundadores da renomada agência Pentagram.

Design de peças gráficas pela agência Wolff Olins.
3. John & Jane
John & Jane é uma agência de eventos cujo símbolo foi desenvolvido pela galera do estúdio belga Skinn. As iniciais dos nomes John e Jane se tornam um belíssimo Ampersand, sem prejudicar a leitura.
4. Sushi & Co
Nada de referências à bandeira do Japão ou ao hashi neste símbolo de restaurante japonês. Aqui, o “et” comercial vira um simpático peixinho e/ou um anzol. A criação é da agência Bond.
5. Oito & Oito
Símbolo desenvolvido para uma loja de bolsas femininas. O símbolo consegue reunir os numerais “oito” e o “et” em um só conceito gráfico. Veja o projeto no Behance de Letícia Motta.
6. & meets ♥
Não é necessariamente um símbolo de alguma identidade visual, mas um experimento bem sucedido que poderia ser aplicado tranquilamente na vida real. Veja mais no Dribbble de Daniel von Burkersroda.
7. Coffee & Tea
Café e chá. E uma combinação de conceitos gráficos super clean. Veja mais no Behance de Mackenzie Freemire.
Tem mais referências de logos bem sucedidos com uso do Ampersand? Comenta aqui!