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Logomarca não!

Querido designer que não aguenta mais ouvir o termo logomarca, faça parte desta campanha!

Para você que ainda não sabe do que estamos falando, aconselho ler este post antes de continuar.

O #logomarcanao é um simples manifesto, de bom humor, que o Cutedrop está sugerindo pela união dos designers deste mundo.

Se você quer se expressar, mas sem xingar muito no Twitter, é só twittar a hashtag #logomarcanao para educar os seus amigos, seus parentes, seus clientes e os criadores de briefings!

Gente, lembrando que esse manifesto é uma brincadeira! Não é porque você fala logotipo que você é um designer melhor do que o cara que fala tipologia e logomarca, ok? Esta nossa iniciativa bem humorada não é pra discriminar nada nem ninguém!

Vale só a diversão do #logomarcanao!

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Comments (6)

  • Ricardo Martinssays:

    14 de abril de 2011 at 16:45

    “Até porque tem gente que defende o uso destes termos como diz este post aqui.”

    O artigo que você cita não defende o uso dessa ou daquela palavra. Ele defende que os designers procurem se informar direito antes de sairem repetindo coisas sem fundamento por aí ou de se sentirem superiores ao outros, com comportamento discriminatório.

    Brincadeiras como essa sugerida no seu post, de criticar o uso dessa ou daquela palavra, só servem para alimentar a discriminação, com a desculpa de que “é só por diversão”. Eu chamo isso de falta de bom senso.

  • Letícia Mottasays:

    14 de abril de 2011 at 17:01

    Ah Ricardo, sei lá… Não discrimo mesmo não. Mas a gente aprende na faculdade alguns termos e “provérbios do design” que nos seguem mesmo. Agora, estejam eles certos ou não, viram meio que ditados populares. Mas acho que um manifesto geek desse não faz mal a ninguém. Nenhuma empresa vai deixar de contratar um bom profissional pq ele fala Logomarca ou Tipologia. Posso encher minha boca falando que criei um logotipo com a família da Helvetica e ser uma droga, enquanto o cara que apresenta sua logomarca fez o trabalho bem feito.

    Existem sim as explicações e teorias defendendo que logo+marca é neologismo. E só estou me amparando nisso. Não vim criar brigas entre designers lado A e lado B.
    E sei lá, falta de bom senso pra mim é coisa mais séria do que isso… Mas querendo ou não, só reacendi uma velha e eterna discussão…

    Bjs e sucesso!

  • Letícia Mottasays:

    14 de abril de 2011 at 17:09

    Esqueci de exemplificar outras ações como essa, como o Tumblr que transforma letreiros escritos com letras populares em Helvetica, ações brincando com o uso da Comic Sans e / ou Arial, até os famosos blogs que divulgam briefings “bizarros”, que são recheado de ironias de designers. Além das eternas piadas entre Corel e Illustrator e designers que usam Mac e Pc (uso Mac no trabs e Pc em casa e isso nao influencia a qualidade do meu trabalho, mas existem as brincadeiras…). Essa novidade não é minha. 🙂

  • Ricardo Martinssays:

    16 de abril de 2011 at 14:57

    Letícia, você pode entender como brincadeira, e muita gente não vai mudar sua vida por causa da sua campanha “bem humorada”. Mas tem um monte de pessoas que vai levar pro lado da discriminação sim, pega sua idéia que começou inocentemente, e usa para continuar reafirmando essa imensa bobagem de que “logomarca não existe”. Não existe no mundo pequeno dos designers, pois no mundo real ela existe, e muito. O ponto em questão nem é essa ou aquela palavra; é usar um termo para classificar as pessoas. Você usa não logomarca então você está faz parte do grupo “profissional, correto, de alto nível, superior, formado, responsável”. E se você usa, você é “amador, incorreto, de baixo nível, inferior, fundo de quintal, piloto de mouse”. E isso divide os designers por uma causa estúpida, inútil, sem sentido. Por que ao invés de prestar atenção no que torna os designers diferentes, não se presta atenção no que os torna iguais, que pode uni-los e ajudar a conquistar coisas em grupo? Qual a vantagem de dividir o grupo de designers, enquanto os publicitários se reúnem e acham graça do nosso ar de nariz empinado?
    Em resumo, essa campanha é irresponsável e demonstra falta de visão sobre as consequências daquilo que se fala e se faz.

  • Letícia Mottasays:

    17 de abril de 2011 at 1:07

    Oi Ricardo, respeito seu ponto de vista e agradeço pela sua educação na forma de expôr sua opinião. Se eu realmente vir alguém discriminando profissionais por isso, eu me prontifico a comentar!
    Obrigada pela sua participação e como disse antes, não me leve a mal, não é a intenção levar isso a sério.
    Abração!

  • Vitorsays:

    10 de abril de 2014 at 1:21

    Já derrubei questão em concurso (MP MG 2012) em que o termo “logomarca” era considerado correto. Porém, em outro concurso (IFC 2014) o recurso contra a questão que considerava o termo como correto não foi deferido. Uma vergonha de quem elaborou a questão e o responsável pela análise do recurso.

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