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Como funciona o outdoor RGB da IKEA?

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Entendendo a mágica do outdoor RGB da IKEA com a teoria das cores e Design.

A IKEA, loja alemã de móveis, conhecida por vender objetos funcionais e bem solucionados em design, resolveu divulgar uma mensagem em um outdoor através de uma técnica interessante de teoria das cores. Com isso, a marca transformou 9m² em 27m², triplicando o espaço da mensagem somente com luzes.

Veja o case:

Isso até que viralizou bem, e todo mundo notou que quando o outdoor é iluminado com luz vermelha, aparece a mensagem escrita em ciano, quando ilumina com verde, aparece a frase em magenta, e quando a luz é azul, a gente vê o texto amarelo.

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Ok, genial. Mas como que isso acontece? Que bruxaria é essa?

Separei este post para tentar explicar, de uma forma mais didática, este incrível fenômeno da física.

Do começo. O que é a cor?

A cor é sensação, que você percebe através do estímulo da luz. Ou seja, se não tem luz, não tem cor.

Pra gente enxergar as cores, a luz solar entra pelos nossos queridos olhinhos. Dentro deles, existem os cones, que decodificam 3 comprimentos de ondas: o vermelho, o verde e o azul. A partir daí seu cérebro faz o restante do trabalho para entender todo o espectro de cores que você vê colorindo seu universo por aí.

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Luz, cones, e o trabalho do seu cérebro.

Logo, se um objeto é verde, quer dizer que ele “absorveu” a luz vermelha e azul e refletiu a verde. Sacou?

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Essa info vai te ajudar.

O sistema aditivo e o subtrativo de cores

Se tudo que você vê depende de luz, e as 3 cores básicas pra isso acontecer são o vermelho, verde e azul, você acabou de descobrir a origem do sistema RGB. É o sistema aditivo de cores-luz. Ou seja, a interseção de todas essas luzes resulta no branco.

Veja como é o sistema aditivo, presente na sua TV e no seu monitor, que trabalham com sistema de luz.

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Já o sistema subtrativo de cores, é aquele em que a soma das cores resulta no preto. Ou seja, qualquer coisa que não seja luz, e sim pigmento, entra nessa.

Dos sistemas subtrativos, existe o de pigmentos opacos, no qual as cores primárias são o amarelo, o azul e o vermelho. É aquele que a gente aprende na escola. Usado pelos artistas plásticos, que trabalham com tintas opacas.

O outro sistema subtrativo é o super conhecido dos designers, no qual as cores primárias são o ciano, o magenta e o amarelo. Este sistema é o das cores pigmento transparentes, utilizado pelas impressoras. A soma de todas essas cores resulta no preto. É o nosso CMYK.

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E o outdoor da IKEA com isso?

Juntando A com B, a gente sabe que a cor que a gente vê em um objeto é na verdade a “cor” que ele reflete.

No sistema RGB, vimos que o amarelo é o resultado da soma de verde com vermelho. O ciano, do azul com verde. E o magenta, do vermelho com azul. São as cores secundárias deste sistema (e, que por acaso, são as primárias do subtrativo).

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Agora, olha que coincidência. Quando a IKEA escreve uma mensagem em amarelo, ela só aparece quando iluminada pela luz azul. Por quê?

Lógica pura! O magenta é a soma de vermelho com azul, certo? Ou seja, ele reflete a cor vermelha e a azul. O ciano é a soma de verde com azul. Hum, ele também reflete o azul…

Oras, a gente conclui que, da soma de 2 cores primárias, o amarelo é o único que não é formado por azul. Logo, é a única cor, das 3 secundárias (ciano, magenta e amarelo), que não reflete o azul, e sim, absorve. Por isso, quando o outdoor é iluminado pela luz azul, que só é possível ver a mensagem escrita em amarelo.

Usando a mesma lógica pras outras cores, você vai entender como funciona o outdoor da IKEA.

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Tcharam. Não é feitiçaria. É teorias das cores. 😀

Ah, sim, o case é da agência Thjnk Hamburg, com produção da I MADE THIS.

E a pesquisa sobre teoria das cores foi inspirada do livro de Israel Pedrosa, “Univeso da Cor”.

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

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