-->

22-09-13

Transformando sua bicicleta em um display de LED ambulante. E animado.

Monkey Light Pro

Andar de bike à noite nunca foi tão interessante.

Andar de bicicleta já é uma atividade prazerosa. Mas há quem diga que andar de bike à noite pode ser meio perigoso, mesmo com os adesivos luminosos para a identificação do veículos. Uma solução, no entanto, foi criada para tornar a bicicleta um meio de transporte ainda mais divertido, e completamente chamativo.

Monkey Light é o nome da engenhoca criada para transformar as rodas das bikes em telas ambulantes, que carregam animações de uma biblioteca pré-existente via bluetooth. Basta pedalar e as animações acontecem de acordo com a frequência da rotação.

Tecnicamente falando, o kit é composto de 4 barras de LEDs, que são ligados em conjunto dentro da roda. Conforme a roda gira, as baras criam uma imagem com os seus LEDs de 256 cores. A Monkey Light possui sensores para monitorar sua velocidade, posição e sentido de rotação. Isto permite que o sistema crie imagens estáveis, de 10 a 40 mph (15 to 65 km/h).

As animações são visíveis em ambos os lados do veículo e as placas possuem tamanhos diferentes para se adaptarem a diâmetros variados de rodas.

Além disso tudo, ainda é à prova d’água e possui bateria recarregável. Olha a listinha de features:

Na época que haviam desenvolvido o protótipo, os criadores da Monkey Light testaram como isso funcionaria nas ruas da cidade. E o resultado foi esse:

A ideia começou em um site de crowdfunding, o Kickstarter (veja a página do projeto), e ganhou apoio e financiamento para sair do papel. Hoje, os caras já têm um site que vende o produto para o mundo todo. Você pode saber mais aqui.

monkey light

Para saber mais sobre crowdfundings, você pode dar uma lida aqui e aqui.