Press ESC to close

Soluções para estar no Instagram sem precisar de smartphone

A rede social de imagens amada por todos pode ser mais democrática do que você imagina.

Instagram. Desde seu surgimento, cativou a todos com seus filtrinhos retrô e seu formato quadradinho, que lembram muito os slides antigos.

slides
Isto é da sua época?

Porém, seu uso era, e ainda é, restrito a portadores de smartphones (ou tablets) que, no mínimo apresentem uma boa câmera e uma conexão legal com a internet, para carregar os dados e fazer upload.

Só relembrando a história, o Insta foi criado para o sistema iOS, nativo do iPhone. Tanto que o app, nascido em 2010, foi disponibilizado para o Android somente em abril de 2012. Ainda bem que o leque de opções abriu um pouquinho desde então. Mas ainda estamos falando de gadgets.

O drama

Foi no #cday (o primeiro evento do Cutedrop no Rio) que rolaram várias palestras legais sobre design, tecnologia e inspirações para bloggers. Entre estes papos, a Carla Lemos, do Modices, levou várias ideias de apps para turbinar o Instagram. Aí que surgiu o estalo de que sim, o Insta fazia falta pro Cutedrop… Mas sem um smartphone “boladão” (Papai Noel, se liga na dica…) pra sair postando fotos por aí, como fazer?

Carla Lemos no #cday

Como a galera da internet é esperta, eis que foram criadas soluções para que qualquer um, mesmo sem um smartphone pirotécnico, consiga postar suas imagens. Vamos ao pequeno guia:

1) Gramblr

Gramblr é um programa gratuito para Mac e Windows que permite que você logue com sua conta do Instagram e suba imagens diretamente para lá. Fácil de instalar e de usar.

gramblr

gramblr

2) Actions para Photoshop

Quer simular um dos filtros do Insta em qualquer imagem que você esteja editando no Photoshop? Baixe este kit de actions gratuito que inclui, além dos efeitos dos filtros, diversos tipos de bordas.

instagram-filters

3) Statigram

Statigram já é um velho site conhecido dos amantes da rede social de fotos. Além de buscar por usuário e tags, fornece estatísticas, e mostra alguns concursos promovidos por marcas diretamente para a plataforma. Mas o mais interessante do Statigram para este post é que ele permite que você comente fotos diretamente pelo site, favorite e reposte.

statigram

Ou seja, no fim das contas, você só precisa do celular mesmo pra criar sua conta no Instagram. Não tem jeito. Do mais, existe um jeitinho.

Ah, e agora você pode seguir o @cutedropblog. #instacute 😉

instacute

 

Letícia Motta

Designer gráfico com experiência no mercado há mais de 15 anos, atua nas áreas de design gráfico, digital design e direção de arte. Bacharel em Design, com extensão em Coolhunting e MBA em marketing digital. Fundadora do estúdio leticiamotta.com.

Comments (11)

  • Lair Gonçalvessays:

    2 de dezembro de 2013 at 16:11

    O Grambler realmente é muito bom. Mas às vezes ele dá problema na descrição das imagens, principalmente em palavras com acento.

  • Marco Moreirasays:

    2 de dezembro de 2013 at 17:05

    EU acho que o instagram perde um pouco o sentido quando passa por uma câmera profissional por não ter uma ação espontânea do momento ou por não ter a “revelação” instantânea, como a polaroid (não era essa a ideia?). Existem vários perfis que só postam fotaaaaaassas profissionais. Pô, sacanagem! é a mesma coisa que fazer Dopping no esporte! rsrs.
    Mas também entendo que o produto vai sendo moldado de acordo com as necessidades do usuário e que ele vai se comportando de uma forma diferente do conceito inicial. Eu sou purista nesse sentido e por enquanto não me rendi às tentações de colocar as minhas best pictures que fotografo com uma profissional, no instagram. 😉

  • Letícia Mottasays:

    2 de dezembro de 2013 at 17:16

    Faz mt sentido o seu comentário. No caso de marcas e blogs, o espaço pode ser um pouco mais aberto pra divulgação de conteúdo, mas sempre com a carinha mais autoral ou “feita em casa”que o Insta tem de especial. Nada de catar imagem do google e postar ou fazer do insta um flood publicitário. Um espaço mais pra making of, bastidores, inspirações. Mas, quem não tem cão caça com gato. Na falta de um iPhone a gente acha outras soluções pra fazer parte de uma rede queridinha da galera.

  • João Romanosays:

    3 de dezembro de 2013 at 12:42

    Eu não concordo. Fotografia não é competição. Mobilidade é legal, mas se a ferramenta permite compartilhar fotos com qualidade maior, por que não?

  • Marco Moreirasays:

    3 de dezembro de 2013 at 15:31

    É João, a minha cabeça ainda é de tiozão (apesar da foto de criança) rs. Não existe certo ou errado, dei apenas um ponto de vista “purista”, como comentei. Mas concordo contigo. Afinal o Flickr que antes era oficialmente o local de fotos boas ficou de um pouco de escanteio com a facilidade do Instagram. Então, por que não migrar as belas fotos de canons e nikons para o Instagram?
    Talvez seja um ponto para eu pensar pq eu tenho muita, muita foto lá no Flickr doidinha para ir para o Instagram. 😉

  • João Romanosays:

    5 de dezembro de 2013 at 2:13

    Pois é, Marco, olha que coisa maluca, a gente se pega sendo purista com Instagram, que é cheio dos filtros e tals! Mas não tem jeito, essa questão de “até onde vai a manipulação de imagem” é um grande debate. (O que me acalma ás vezes é pensar no Ansel Adams pirando no Photoshop se ele tivesse conhecido!) Mas ficando na letra da sua colocação, eu concordo parcialmente; não dá pra negar que em toda época há um charme específico da foto feita com um equipamento mais limitado, sei lá, parece que dá uma aura de autenticidade pra foto. E, óbvio, parte do charme do instagram tem a ver com olhar fotos que foram subidas pra rede quase que na hora em que foram tiradas, isso é uma coisa incrível mesmo. Saber que foi tratada e feita com uma câmera boa mata isso um pouco, mas aquela coisa, a estética instagram é definida pelos filtros que o fabricante põe. Acho que o lance é curtir os dois cada um de seu jeito: fotinha quadrada com umas cores loucas, e umas coisas mais trabalhadas. A propósito, mande o seu flickr. Abs!

  • Marco Moreirasays:

    5 de dezembro de 2013 at 11:45

    Falou tudo, joão! Fechamos nisso então! 🙂
    Ao invés de te passar o meu Flickr, vou te passar o meu blog (vc vai curtir!). Lá tem também os atalhos para todas as outras redes que participo, inclusive o Flickr, ok? Valeu!

    http://www.magelstudio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@cutedropblog no Instagram