-->

25-11-14

O novo designer (com apenas 17 anos!) depois de Storm Thorgerson, o mestre das capas do Pink Floyd

endless-river

Muita coisa incrível pra um post só: o novo designer de apenas 17 anos que criou a capa do novo disco do Pink Floyd no lugar de Storm Thorgerson, o responsável por todas as artes da banda desde sempre. Ufa!

Postamos recentemente aqui sobre os últimos shows de Paul McCartney pelo país. Com mais de 3 horas de explosão, choradeira e yeah yeah yeah, Sir Paul deu a volta em sua carreira, com clássicos dos Beatles, Wings e atuais.

E as notícias correm: novo álbum do Pink Floyd e do AC/DC, Smashing Pumpkins e Roberth Plant estão confirmados no Lollapalooza 2015. Tudo indica que o rock está vivinho, apesar de algumas internações e rehabs.

Coloca a calça rasgada, tira a poeira do coturno, põe fogo nesse post e quebra o computador no chão, porque chegou a hora de falar de Rock And Roll. E de design, para não perder o costume!

rockoldwoman

Storm Thorgerson, o designer por trás de tudo

Pink Floyd tem um histórico de capas incrivelmente surreais para seus álbuns. Storm Thorgerson (1994-2013) era o designer oficial do grupo. Criou não só para banda, como também para Megadeth, The Offspring, Audioslave, Muse, para o próprio David Gilmour (vocalista do Pink Floyd), entre outras tantas bandas que o artista conseguia abraçar com o seu belíssimo estilo viajandão.

O designer era “parte inseparável do trabalho” segundo o próprio Gilmour. Storm acompanhava a banda desde sua primeira reunião, já que era amigo de infância do Syd Barret, um dos principais cabeças do grupo, afastado devido a problemas com o ácido.

Storm Thorgerson. Foto por Angus R Shamal.

Storm Thorgerson. Foto por Angus R Shamal.

Como não podia deixar de ser, a capa do primeiro álbum da banda após a morte de Storm Thorgerson é surpreendente e vai te inspirar a deixar a preguiça de lado e atualizar o seu portfólio.

O jovem designer Ahmed Emad Eldin

A nova capa foi feita pelo jovem designer Ahmed Emad Eldin, nascido na cidade de Jedá, na Arábia Saudita, e criado no Cairo, Egito. O pessoal da banda estava de bobeira no estúdio, dando uns rolês pelo Behance, quando resolveu ligar para o rapaz e perguntar se ele poderia pegar mais esse “freela”. O garoto, que diz ter aprendido tudo em tutoriais na internet, foi convidado para substituir Storm neste recém lançado álbum. Ahmed é dos nossos!

The Endless River

The Endless River (2014)

Um pouquinho mais de história

Entre 1968 e 1983, Storm liderou o estúdio Hipgnosis, especializado em design para discos, e não parou de ilustrar capas e dirigir vídeos com seu estilo próprio até precisar focar no seu tratamento contra o câncer de garganta. Suas criações ajudaram a banda a se expandir para além do áudio, contribuindo para que o Floyd fincasse os pés no viés progressivo do Rock and Roll.

Confira algumas das artes de Storm:

Ummagumma (1969)

Ummagumma (1969)

Atom Heart Mother (1970)

Atom Heart Mother (1970)

Dark Side Of The Moon (1973)

Dark Side Of The Moon (1973)

Wish You Were Here (1975)

Wish You Were Here (1975)

Animals (1977)

Animals (1977)

A Momentary Lapse Of Reason (1987)

A Momentary Lapse Of Reason (1987)

The Division Bell (1994)

The Division Bell (1994)

Pulse movie (1995)

Pulse movie (1995)

Echoes (2001)

Echoes (2001)

Oh By The Way (2007)

Oh By The Way (2007)

Pink Floyd unindo Inglaterra e Egito, o antigo e o novo. #top