-->

17-04-15

The Fool: o casal de artistas que fez história na cultura Hippie

fool1

Conheça um casal que vestiu o movimento hippie da cabeça aos pés. Com uma participação e tanta na história dos Beatles.

Simon Posthuma e Marijke Koger eram dois hippies malucos que viviam viajando para mostrar a sua arte ~ das coisas que a natureza dá ~ e acabaram vestindo uma geração inteira. Eles foram revolucionários e se meteram no mundo de vendas, da moda, da arte e da música.

Simon Posthuma e Marijke Koger

Simon Posthuma e Marijke Koger

Para ler ouvindo:

Nos anos 60, o movimento hippie tomou conta de uma geração inteira. O lema era a liberdade ao extremo, paz, amor, natureza e muita psicodelia. Neste clima colorido, um casal búlgaro, atento ao que acontecia a sua volta, criava roupas muito loucas em Ibiza, que refletiam o espírito do momento.

Marijke e Simon

Marijke e Simon

Logo foram descobertos pelo fotógrafo britânico Karls Ferris, que levou o assunto até a revista “Times” britânica. Karl já tinha trabalhado para ninguém mais, ninguém menos, que Jimmi Hendrix e Cream. Foi aí que bateu a maior onda! Os três juntos migraram para Londres e fundaram o coletivo de arte “The Fool”.

the fool

Marijke entendia tudo sobre tarô. Dentre todas as cartas do baralho, The Fool –  o palhaço – era o que mais combinava com o espírito Hippie: o sentimento de quem não tem nada a temer e por isso mesmo, é livre. Eis a razão do nome do grupo.

Reza a lenda que Marijke tirou a carta do palhaço para Paul McCartney e foi então que ele compôs a música “The Fool on the Hill”. ( <3 )

O coletivo ajudou a compôr a capas, guarda roupas, músicas e até um mural gigante na Apple Boutique (que é muito diferente da Apple que conhecemos hoje, a de tecnologia) – loja conceito dos Beatles que funcionou de 1967 a 1968. Tal pintura, em um mural externo, com tamanha liberdade de expressão, pode muito bem ter antecedido o Grafitti.

A loja, situada na Baker Street, em Londres, foi um projeto financiado por integrantes dos Beatles. O pessoal do “The Fool” criava as peças de roupas e, junto com acessórios coloridos e nada comuns, eram vendidos ao público. Na fachada, um mural gigante foi pintado pela dupla, mesmo sem autorização. Em poucas semanas, o mural teve que ser coberto e a fachada pintada de branco.

Era assim...

Era assim…

Ficou assim.

Ficou assim.

Quase um ano após a inauguração da loja, o fracasso financeiro foi tremendo e os fundadores pegaram itens da loja e levaram para si. Além disso, o restante das peças foi doada aos clientes.

Veja um trecho do filme “Hot Millions” que mostra como era a Apple Boutique.

A história não acaba aí. O envolvimento com os Beatles também está no álbum “Sgt. Pepper Lonely Heart Club Band”, pelo qual o casal foi responsável pela arte interna (ela foi rejeitada como arte da capa).

sgtpeppers

Arte interna

E se você acha que o figurino da banda no mesmo álbum teve a mão do “The Fool”, não é mera coincidência.

sgtpeppers2

Para todo mundo que curte cores, “The Fool” é fonte de inspiração!  Agora seus looks anos 60-70 ficaram ainda mais interessantes! 😉

Veja alguns trabalhos dos criativos hippies:

dress the fool

dress 5

dress 2

draw 1

Sketch “basiquinho”

draw 2

Outro sketch “basiquinho”

Para saber mais, você pode acessar o site oficial de uma das integrantes, a Marijke (cuidado, a primeira página é de cegar!), ou este Pinterest cheio de referências!