-->

01-06-15

Designer cria bandeira oficial do planeta Terra

id-planeta5

Todo mundo vive na mesma casa. Será que o planeta merece uma identidade universal?

Quando o homem pisou na Lua em 1969 (vamos desconsiderar as teorias da conspiração neste momento), fincou no solo lunar uma bandeira. Ela representava uma nação, um país. Mas não seria legal se representasse a humanidade em geral? Para passar o recado de “Oi, universo, nós, seres humanos, conseguimos sair da nossa casa, olha só!“…

Neil Armstrong na Lua. Imagem: NASA.

Neil Armstrong na Lua. Imagem: NASA.

Pensando neste senso de unidade em proporções espaciais, o designer Oskar Pernefeldt, estudante da Beckmans College of Design (Suécia), criou uma proposta para a identidade visual da Terra. Um símbolo com o ideal de ser universalmente reconhecido por qualquer homem ou mulher pertencente a esta bolinha azul que flutua em volta do Sol. Literalmente, a a bandeira internacional do planeta.

O principal objetivo, segundo o criador, é fazer com o símbolo seja utilizado por astronautas e viajantes espaciais que, mais do que representar o país de onde vêm, representam o mundo, dentro de fora das fronteiras atmosféricas.

id-planet7

id-planeta1

id-planeta2

id-planeta3

id-planeta4

O que o símbolo significa?

A defesa do simbolo é simples. A cor azul é uma referência à água, essencial para a vida. Nem claro demais, para não ser visível sobre o branco, nem escuro, para não contrastar com o preto.

Os 7 aneis formam uma flor, que representa a vida na Terra. Os aneis são ligados uns aos outros, mostrando como tudo no nosso planeta, direta ou indiretamente, é interligado.

id-planeta6

Você pode ver a defesa completa neste vídeo:

O projeto ainda é uma proposta. Mas vamos esperar pra ver. Seja de dentro ou de fora da Terra.

Visite também o site oficial do projeto e o portfolio de Oskar.

O que você acha? O planeta está bem representado?