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01-10-15

5 dicas para promover seu trabalho no mercado criativo

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Tá com dificuldade de saber por onde começar a brilhar por aí? Chega mais.

Muita gente que está estudando em uma faculdade de Design ou publicidade – mais focado em direção de arte – se pergunta: como eu vou conseguir entrar no mercado de trabalho? Como eu posso colocar a cara no mundo profissional?

Mas você nem precisa chorar, já que pode aparecer de vez em quando uma dica muito boa como este post, que vai te dar alguns caminhos para você saber como começar a procurar melhor as chances que pipocam.

Lógico que nada aqui é mágico, tudo depende da sua capacidade, sua dedicação, talento e habilidade em se comunicar bem. Porque designers e diretores de arte também têm que saber escrever e falar direitinho, né?

Mas vamos nessa conferir algumas dicas essenciais:

1. Você precisa de um portfolio

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Não importa se os seus trabalhos são experimentais. Se você não estiver visível, – e entenda visível como “estar na internet”- ninguém vai te achar. Se você já tem um site, vá além. Procure também as redes voltadas para criativos, como o Behance, o Dribbble, entre outros. O Instagram é uma ótima rede para divulgar seus trabalhos visuais. Crie um perfil diferente da sua conta pessoal para focar nos seus trabalhos e não precisar ficar mesclando com fotos de família.

Dica: a apresentação do seu trabalho é tão importante quanto a ideia.

2. Vá a eventos

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Eventos que reúnem um mesmo nicho de profissionais podem ser muito bons pra você saber o que rola no mercado e fazer um networking.

Mas não é pra ser o “louco dos cartões de visita”. Basta pegar dicas preciosas de quem tem experiência no mercado, ou aproveitar pra conhecer gente nova, o que pode render grandes amizades e trocas de conhecimento. Seja você mesmo e vá na intenção de absorver o máximo de conteúdo. Anote links legais, nomes de livros, outros portfolios etc. Fora que geralmente rolam sorteios de coisas úteis nestes eventos, como revistas e serviços.

Aliás, dia 17 de outubro deste ano aconteceu o #cdayrio2015, o dia de palestras do Cutedrop com grandes nomes do design e publicidade. Quer saber como foi? Veja aqui.

3. Divulgue seu portfolio

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Embalagem por Edvardas Kavarskas.

Uma vez que você tem um portfolio, você precisa fazer com que as pessoas o conheçam. Nem sempre a solução é jogar o link no Facebook e esperar que as oportunidades caiam do céu. Tente coisas diferentes como:

  • Disponibilizar freebies feitos por você, com seus créditos e link pro seu portfo.
  • Divulgar seu trabalho em blogs e galerias. Existem galerias para sites feitos em WordPress, como  a We love WP. Ou para sites em geral, como o The FWA. Existem blogs voltados para design de embalagem, como o Packaging of the World ou The Dieline. Tem também uma série de galerias com curadoria do Behance, os served sitesque mostram trabalhos segmentados por áreas, como publicidade, arte digital, moda e fotografia.
  • O Cutedrop seleciona um portfolio por semana para ser divulgado como capa da fanpage, com créditos. Basta enviar o link do seu portfolio através de mensagem no nosso Facebook ou mandar um comentário no Instagram e ele pode ser escolhido. Vale colagem, ilustra, tipografia, lettering, o que de criativo você sabe fazer.
  • Se for sua intenção divulgar seu trabalho mundialmente e conseguir um alcance legal, tente ter descrições dos seus trabalhos também em inglês. Isso pode ajudar muito quem não é do seu país a entender sobre o que se trata seu trabalho.

4. Esteja ligado nas vagas

Imagem via Shutterstock

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Grupos no Facebook como o Vagas Criativas, Empregos e estágios (design gráfico), Vagas em publicidade, entre outros, divulgam vagas de agências pelo Brasil todo.

Fique ligado também de feiras de estágios, que geralmente acontecem em faculdades. Se não for o caso da sua faculdade, esteja de olho nas outras. Grandes empresas também oferecem a oportunidade de cadastro em seus bancos de dados, para você ser avisado quando rolar uma seleção.

5. Concursos

Imagem via Shutterstock

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Existem diversos concursos para criativos. Ok, nem sempre oferecem prêmios em dinheiro (mas muitas vezes em benefícios, como cursos ou viagens), mas podem dar uma chance de obter um briefing bom pra fazer algo legal. Mas não seja só um caçador de prêmios. E sim um caçador de bons trabalhos reais, aplicados no mercado.

Vá a luta, bote a cara no sol e brilhe no mercado criativo!

Fundo da imagem de destaque via Shutterstock.